11 de maio de 2025

Pelo segundo ano consecutivo, Maringá não terá a tradicional Prova Tiradentes


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 20/04/2021 às 18h45 Atualizado 24/02/2023 às 12h21
Ouvir: 03:01
Foto: Vivian Silva/Arquivo/PMM

A Prova Rústica Tiradentes é uma das maiores competições de corredores de rua do calendário esportivo local e também nacional. Reúne milhares de atletas todos os anos, inclusive corredores de outros países.

O trajeto da Prova Rústica Tiradentes é de 10 mil metros, passando pelo centro de Maringá e o Parque do Ingá. Em 2019, a competição teve 8 mil inscritos, com atletas de 200 cidades.

Em 2020, seria realizada a edição de número 46 da competição. Mas por causa da pandemia, a prova foi suspensa. Mais de sete mil pessoas já tinham feito a inscrição para a prova. Este, é o segundo ano que Maringá passa o feriado de Tiradentes sem a tradicional corrida de rua.

Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

Segundo o membro fundador da Acorremar – Associação dos Corredores de rua de Maringá -, Fernando Alex Fernandes, que também é atleta de alto rendimento, é uma grande perda para o setor esportivo de Maringá. “A corrida Tiradentes é a prova mais tradicional do Brasil na distância de 10km e, nos últimos anos, vinha trazendo um público bem grande, de 8 a 10 mil inscritos e, a cada ano, vinha crescendo mais. É uma prova muito reconhecida e que os atletas esperam todo ano para poder participar, seja de Maringá, do Paraná, Brasil ou do mundo todo, tendo em vista que recebemos atletas quenianos, argentinos, bolivianos, da América do Sul num todo”, afirmou.

A estimativa da Acorremar é que existam cerca de 40 grupos de corredores de rua em Maringá e cidades da região. São entre 5 e 6 mil corredores que treinavam diariamente pelas ruas da cidade. Segundo Fernando, muitos atletas desanimaram nesse período de pandemia, e até desistiram do esporte. “A rotina de treinamentos na pandemia foi bem reduzida, pois o pessoal precisou respeitar os decretos da Prefeitura e do Estado, cumprindo a questão do distanciamento, o que deixou bastante comprometido os treinos. Consequentemente, as pessoas vão ficando mais depressivas, fora de forma. Muitos atletas nossos acabaram desistindo, não tem o que fazer. Conseguimos treinar de acordo com o que determinam os decretos”, explicou.

A pandemia do coronavírus fez vítimas também no meio esportivo. Em Maringá, dois atletas bastante conhecidos não resistiram à doença. A Prova Rústica Tiradentes é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e integra o calendário nacional desde 1997.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Em reta final emocionante, Atlético-MG vira sobre Fluminense em retorno à Arena MRV


O retorno do Atlético-MG à Arena MRV foi com o roteiro que o torcedor atleticano gosta. Com uma reta final…


O retorno do Atlético-MG à Arena MRV foi com o roteiro que o torcedor atleticano gosta. Com uma reta final…

Esportes

Torcida do Real Madrid protesta contra o time após 4ª derrota em 4 jogos com o Barcelona


Após a quarta derrota em quatro confrontos com o Barcelona na temporada, torcedores do Real Madrid protestaram em frente ao…


Após a quarta derrota em quatro confrontos com o Barcelona na temporada, torcedores do Real Madrid protestaram em frente ao…

Esportes

Dinei pede demissão da base do Corinthians e dispara: ‘Confio demais no Augusto, só no Augusto’


Campeão mundial com o Corinthians em 2000, Dinei deixou neste fim de semana o cargo de coordenador da base do…


Campeão mundial com o Corinthians em 2000, Dinei deixou neste fim de semana o cargo de coordenador da base do…