Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Perspectiva cristã do esporte


Por Palavras de Esperança - Dom Anuar Battisti Publicado 17/09/2020 às 12h45 Atualizado 25/02/2023 às 14h15
Ouvir: 00:00

Em tempos de confinamento provocado pela pandemia, muitas atividades mesmo dentro de casa foram necessárias, envolvendo de maneira especial os idosos e crianças. Como nunca, sente-se hoje a necessidade da prática esportiva, em ambientes abertos, com a participação de amigos e companheiros, para fazer desta atividade uma oportunidade de novas relações rompendo a solidão e abrindo para amizades verdadeiras.

Na última copa mundial, o Vaticano, por meio do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, apresentou ao mundo a valiosa contribuição da Igreja Católica para o debate sobre o mundo esportivo. Intitulado como “Dar o melhor de si”, o documento mostra a atenção da nossa Igreja com relação ao tema e quer “oferecer uma perspectiva cristã do esporte, voltando-se para aqueles que o praticam, para aqueles que o assistem como espectador, para aqueles que o vivenciam como técnico, árbitro, treinador, famílias, padres e as paróquias”.

Todos nós, torcedores, que gostamos de futebol, em especial, muitas vezes não enxergamos no esporte o devido valor que ele pode oferecer para nós, como sociedade. Nos cinco capítulos e nas 50 páginas do documento, se analisa, em síntese a história do fenômeno esportivo, se oferece uma leitura antropológica do ponto de vista dos valores e outra sobre os desafios e desvios do esporte – entre as quais o doping e a corrupção – para concluir com uma descrição do papel desempenhado pela Igreja neste setor, considerado um moderno Pátio para a evangelização.

O que interessa no fundo é reiterar que não há um “esporte cristão”, mas certamente é legítima “uma visão cristã do esporte”. Por esta razão, reafirma-se que a Igreja – como repetidamente ensinada nas últimas décadas, em particular por João Paulo II, – não se limita a incentivar uma “prática esportiva qualificada”, mas quer estar dentro do esporte, entendido como “esporte para a pessoa” e, portanto, como espaço onde dar o melhor de si, a partir do qual, se desenvolvem amizade, diálogo, igualdade, respeito, solidariedade.

Ginástica do corpo e do espírito. O esporte é, em geral, qualquer atividade física em movimento, individual ou em grupo que tenha um caráter lúdico e competitivo e seja codificado por um sistema de regras, com desempenhos comparáveis entre si em condições de igualdade e oportunidades. A orientação fundamental vai para os valores da atividade esportiva considerados de maneira “sinótica” comparados aos da fé, em primeiro lugar a tensão ao desenvolvimento harmonioso e integral da pessoa, alma e corpo. É ainda o Papa Wojtyla que sugere uma descrição eficaz quando vê o esporte como “uma forma de ginástica corporal e espiritual” e observa que não é mera força física e eficiência muscular, mas também tem uma alma e deve mostrar a sua face integral.

É necessário aprender o gosto e a beleza do jogo em equipe – onde o atleta coloca à disposição da equipe dons e talentos – pode dar uma forte resposta à difusa mentalidade individualista. Enquanto a disciplina de que um esportista deve se dotar, treinando com abnegação e humildade, demonstra como ocorre na vida de fé, que o sacrifício e o sofrimento têm um poder transformador. Sem esquecer que, ao lado das dificuldades dos desafios mais difíceis, convive no esporte o aspecto da alegria e da harmonia, porque a atividade esportiva é portadora de bem-estar e equilíbrio. Por outro lado, grande dano às pessoas pode vir do excesso de comercialização que afeta alguns esportes, de sua dependência de modelos científicos livres de preocupações éticas em que o corpo é reduzido a objeto. E a pessoa é considerada uma mercadoria.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…