Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de setembro de 2024

PF e CGU desarticulam quadrilha criminosa que desviou recursos da Lei de Incentivo ao Esporte


Por Agência Estado Publicado 30/09/2024 às 16h37
Ouvir: 00:00

Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta segunda-feira a Operação Fair Play, cumprindo 13 mandados de busca e apreensão na sede de empresas e em residências nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo, desarticulando uma organização criminosa que vinha desviando recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

image
Foto: Reprodução

A quadrilha era liderada por um ex-servidor exonerado do Ministério do Esporte, envolvido com o uso indevido de verbas fiscais federal. Todos os envolvidos devem responder pelos crimes de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os 13 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Justiça Federal, em Belo Horizonte. “Também foi determinado o bloqueio dos ativos financeiros, dos investigados, de quase R$ 180 milhões, bem como o impedimento das entidades investigadas obterem novas autorizações para execução de projetos esportivos”, informou o site oficial do Governo Federal.

As investigações já vinham de um tempo após PF e CGU receberem denúncias de projetos suspeitos executados entre 2019 e 2022 de cinco entidades sem fins lucrativos (quatro de Belo Horizonte e uma de São Paulo). As associações receberam autorização para captar recursos de empresas e pessoas físicas, em projetos incentivados com base na Lei de Incentivo ao Esporte, que somam mais R$190 milhões.

“As apurações da Polícia Federal e da CGU revelaram indícios da existência de uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos destinados ao incentivo do esporte, por meio de criação de associações e empresas, com sócios em comum ou que possuem vínculo entre si, visando viabilizar a propositura de diversos projetos com base na Lei de Incentivo ao Esporte nº 11.438/06 (LIE), burlando, assim, o limite ao número de projetos que podem ser apresentados por uma mesma associação”, revelou a investigação.

Segundo Polícia Federal e CGU, “também foi descoberto o direcionamento de contratações para prestadores de serviço e fornecedores ligados aos dirigentes das entidades investigadas, além da criação de empresas em nome de funcionários, sócios e dirigentes das associações, para emitir notas fiscais com vistas a simular a realização de gastos com os valores arrecadados por meio da LIE.”

A explicação é que, desta maneira, o grupo se apropriava indevidamente de parte dos recursos por meio das empresas vinculadas ou de intermediários. Foram identificadas, também, movimentações financeiras que apontam para a prática de lavagem de dinheiro.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Mourinho coloca laptop diante de câmeras de TV para protestar contra VAR e reclama de amarelo


O técnico José Mourinho, do Fenerbahçe, disse ter sido injusto o cartão amarelo que levou por ter protestado contra o…


O técnico José Mourinho, do Fenerbahçe, disse ter sido injusto o cartão amarelo que levou por ter protestado contra o…

Esportes

Guardiola admite favoritismo do City, mas respeita o Slovan: ‘Não me deu 2 a 0. Começa 0 a 0’


O Manchester City é uma das grandes potências da atual edição da Liga dos Campeões, mas largou com tropeço diante…


O Manchester City é uma das grandes potências da atual edição da Liga dos Campeões, mas largou com tropeço diante…

Esportes

Marcelo Teixeira diz manutenção de Carille no Santos depende de avaliação ao fim da Série B


O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, afirmou não estar satisfeito com o desempenho do time dirigido pelo técnico Fábio Carille…


O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, afirmou não estar satisfeito com o desempenho do time dirigido pelo técnico Fábio Carille…