Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

‘Prodígio da Fórmula 1600’, piloto maringaense se destaca no cenário nacional


Por Brenda Caramaschi Publicado 28/06/2025 às 08h50
Ouvir: 00:00
Dante Monteiro, 4ª Etapa da F-1600. São Paulo, Autódromo de Interlagos (Carlos Rossi – Red Line MS) (22)
Dante Monteiro, considerado pelos especialistas um jovem prodígio do automobilismo brasileiro, tem apenas 14 anos e se tornou o mais jovem a vencer na categoria. / Foto: Carlos Rossi

No último fim de semana, a 5ª Etapa da Fórmula 1600 marcou a carreira de do piloto maringaense Dante Monteiro, considerado pelos especialistas um jovem prodígio do automobilismo brasileiro. O talento, de apenas 14 anos, que estreou esse ano na Fórmula 1600 pela equipe Juka Motors, foi o mais jovem a vencer na categoria.

“Consegui ficar muito bem colocado nos treinos e no treino classificatório. Fiz terceiro na geral, correndo contra pilotos que já correm há mais de  10 anos. E nessa categoria, que é de pilotos não tão experientes, inclui todas as idades, inclusive pilotos adultos com mais de 18 anos e tem gente até de 30 na minha categoria.  Eu fiz primeiro na minha categoria, na classificatória, e larguei super bem na corrida 1. Estava em segundo na geral e passei o segundo colocado. Chegando no primeiro, estava menos de um segundo dele, quando na reta, do nada, meu carro soltou o retor de óleo e eu tive que abandonar a prova. Isso me deixou bastante frustrado, mas me deixou ainda mais motivado para a corrida do domingo, que é a corrida 2”. 

Dante Monteiro, 4ª Etapa da F-1600. São Paulo, Autódromo de Interlagos (Carlos Rossi – Red Line MS) (19)
O piloto maringaense Dante Monteiro largou no vigésimo lugar e terminou em primeiro na categoria Light. / Foto: Carlos Rossi

A equipe trabalhou para solucionar os problemas mecânicos que prejudicaram a primeira prova. No entanto, por conta do contratempo, na segunda corrida, Dante largou em 20o lugar. “Fui passando, mais ou menos, uma pessoa por volta, até algumas mais, e subi 16 posições. Consegui terminar em primeiro na minha categoria, que é a Light”. A conclusão da segunda corrida levou Dante Monteiro à liderança da divisão Light e a ocupar a 4ª colocação na classificação geral. A próxima etapa da competição ocorrerá no autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de julho.

Dante nasceu em São Paulo, mas a mãe, maringaense, sempre quis voltar à Cidade Canção. A família escolheu Maringá para viver depois de voltar de uma temporada em Portugal, onde começou a história do garoto com o kart. Foi na festa de aniversário de um amigo, que decidiu comemorar em um kartódromo indoor. Ali, aos 11 anos, Dante Monteiro pilotou pela primeira vez e depois, passou a pedir para o pai levá-lo novamente, todos os meses. A família estava morando em Braga, cidade portuguesa onde havia um kartódromo internacional, e o menino começou a frequentar aulas no local. 

“Cinco meses depois, Dante já era o menino mais rápido do kartódromo.  E foi até engraçado essa situação porque tinha um menino que já andava lá há algum tempo, maior que o Dante,  e eu cheguei nele e perguntei ‘e aí, há quanto tempo você anda aqui?’, e ele respondeu ‘eu já treino aqui há seis anos’, enquanto o Dante estava apenas na quinta aula”, relembra o pai, André Monteiro. Algum tempo depois, em 2022, Dante participou do campeonato Rotax Portugal e chegou na primeira prova em oitavo colocado dentre 15 pilotos, na categoria Junior.  Na terceira prova, ficou em quarto na classificação geral da prova e assim foi até o final do ano. Em 2023 terminou o campeonato em terceiro lugar. Em 2024, o rapaz passou para a categoria Júnior,  com karts de adulto que têm motores com muito mais potência. Nesse mesmo ano, a família retornou ao Brasil e o garoto se preparou para começar na Fórmula 1600.  “O Dante só começou na terceira etapa da categoria, na primeira corrida dele, e já terminou em terceiro”.

Dante Monteiro, 4ª Etapa da F-1600. São Paulo, Autódromo de Interlagos (Carlos Rossi – Red Line MS) (26)
Academia três vezes por semana e alimentação regrada fazem parte do preparo do piloto maringaense. / Foto: Carlos Rossi

Dante Monteiro está escrevendo sua história no automobilismo brasileiro com uma trajetória marcante com foco na preparação: ele treina na academia três vezes por semana e a cada 15 dias, vai para as pistas de kart de Londrina. Além disso, tem alimentação regrada e com horário para dormir. “A cada mês, ele tem direito a uma vez para comer hambúrguer, pipoca de microondas, mas é bem pouco, para mantê-lo sadio”, detalha o pai do atleta das pistas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Flamengo jogou de igual para igual com PSG? Veja o que dizem os números do jogo


O empate por 1 a 1 na final da Copa Intercontinental entre Flamengo e Paris Saint-Germain mostra um equilíbrio em…


O empate por 1 a 1 na final da Copa Intercontinental entre Flamengo e Paris Saint-Germain mostra um equilíbrio em…

Esportes

Luis Enrique reconhece dificuldades do PSG para vencer Flamengo: ‘Tivemos que jogar ao máximo’


Depois do Paris Saint-Germain conquistar a Copa Intercontinental da Fifa sobre o Flamengo, nesta quarta-feira, o técnico Luis Enrique reconheceu…


Depois do Paris Saint-Germain conquistar a Copa Intercontinental da Fifa sobre o Flamengo, nesta quarta-feira, o técnico Luis Enrique reconheceu…