04 de maio de 2025

Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação


Por Agência Estado Publicado 09/04/2025 às 15h13
Ouvir: 03:26

A Olimpíada de Los Angeles-2028 terá mais eventos valendo medalhas e maior destaque para as mulheres, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quarta-feira. O programa olímpico da próxima edição dos Jogos terá mais times no futebol feminino, uma nova categoria para as mulheres e mais provas de 50 metros na natação.

image
Foto: Reprodução/Agência Brasil

A lista de modalidades foi atualizada nesta quarta após aprovação do Conselho Executivo (CE) do COI. O programa da próxima Olimpíada terá 351 eventos valendo medalha, 22 a mais que os Jogos de Paris-2024. O número de atletas, porém, vai se manter o mesmo: 10.500. As mulheres serão maioria, 5.333, enquanto os homens ficarão com 5.167 vagas.

O programa de Los Angeles-2028 terá cinco modalidades a mais, que são escolhidas pela própria sede: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. Estes esportes vão acrescentar 322 atletas mulheres e 376 homens. Além disso, seis eventos mistos foram adicionados aos Jogos. No total de 351 eventos, há 161 femininos, 165 masculinos e 25 mistos.

Em comunicado, o COI destacou que, pela primeira vez na história, todos os esportes coletivos vão contar ao menos com o mesmo número de times femininos e times masculinos. Isso será possível porque o polo aquático ganhou duas equipes entre as mulheres. Serão 12 times para cada gênero.

No futebol, as mulheres terão uma “virada” sobre os homens e serão maioria. Também pela primeira vez, o torneio feminino terá mais seleções que o masculino: serão 16 contra 12. Em Paris-2024, os números foram invertidos, em favor da disputa envolvendo apenas homens.

No boxe, uma nova categoria vai integrar as disputas femininas. Assim, haverá o mesmo número de disputas para cada gênero. Entre os eventos mistos, ganharão esta disputa as seguintes modalidades: tiro com arco, atletismo (revezamento misto 4x100m), golfe, ginástica, remo costal beach sprint e tênis de mesa.

As modalidades que contarão com mais eventos valendo medalhas são natação, remo e escalada. Dentro da piscina, haverá o acréscimo das provas de 50m costas, borboleta e peito tanto no masculino quanto no feminino. No remo, as provas de solo feminino (CW1x), solo masculino (CM1x) e double sculls misto (CX2x) farão sua estreia no costal beach sprint.

Na escalada, as disputas de boulder e guiada serão separadas, valendo cada um medalhas. E, no basquete 3×3, o evento foi ampliado para contar com 12 equipes por gênero.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Ironia e irritação de Hamilton no rádio em Miami expõem clima ruim entre heptacampeão e Ferrari


O oitavo lugar de Lewis Hamilton no GP de Miami, neste domingo, mostrou que o ritmo da Ferrari está longe…


O oitavo lugar de Lewis Hamilton no GP de Miami, neste domingo, mostrou que o ritmo da Ferrari está longe…

Esportes

Gabigol decide nos acréscimos, Cruzeiro vence Flamengo e Palmeiras lidera Brasileirão


Gabigol protagonizou neste domingo a famosa “lei do ex”. Após começar o jogo no banco de reservas, o atacante marcou…


Gabigol protagonizou neste domingo a famosa “lei do ex”. Após começar o jogo no banco de reservas, o atacante marcou…

Esportes

Bortoleto lamenta abandono no GP de Miami de F-1 e admite que não tinha condição de pontuar


Um dia após a empolgação com sua melhor posição no grid, Gabriel Bortoleto viveu um amargo GP de Miami. O…


Um dia após a empolgação com sua melhor posição no grid, Gabriel Bortoleto viveu um amargo GP de Miami. O…