A Ponte Preta é a primeira equipe classificada para a Série B de 2026. Com um empate contra o Náutico na quarta rodada da segunda fase da Série C, a Macaca garantiu a pontuação necessária para retornar à segunda divisão após uma temporada, depois de ser rebaixada no ano passado. A segunda vaga do grupo C ainda está aberta e três clubes possuem chances.
Pelo grupo B, Londrina e Floresta venceram a primeira e podem encaminhar ou até garantir o acesso na próxima rodada. Confira o resumão da 4ª rodada:
Grupo B
Caxias 0x1 Londrina
Fora de casa, o Londrina venceu a primeira na segunda fase, com gol do atacante Quirino, aos 26 minutos do segundo tempo, após belo passe de calcanhar de Henrique.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
O jogo foi muito movimentado, com muitas chances para os dois lados. Os goleiros brilharam e os atacantes perderam muitas oportunidades claras. Tentando empatar, o Caxias pressionou e se lançou ao ataque, deixando espaço para o Londrina, que não conseguiu ampliar.
São Bernardo 0x1 Floresta
Depois de três 0x0 nas rodadas anteriores, o Floresta enfim marcou o primeiro gol na segunda fase e venceu o São Bernardo fora de casa. O tento foi marcado por Jeam, aos 36 minutos do segundo tempo.
Os donos da casa tiveram as melhores chances tanto no primeiro quanto no segundo tempo, mas pararam no goleiro Dheimison, ex-Maringá FC. O Floresta, por sua vez, só teve uma chance, e marcou.
Grupo C
Ponte Preta 1×1 Náutico
No Moisés Lucarelli, quem abriu o placar foi o Náutico, com Bruno Mezenga, de pênalti, aos 24 minutos do segundo tempo. O empate veio nos acréscimos, aos 47, com o garoto da base Miguel, que saiu do banco de reservas. O resultado foi suficiente para garantir o acesso da Ponte, graças à derrota do rival Guarani na outra partida.
O jogo começou com um pedido de pênalti do clube paulista, por um toque no braço dentro da área. O VAR, no entanto, não chamou o árbitro para revisão. O restante da primeira etapa foi travada e sem muitas chances para os dois lados.
O segundo tempo foi mais aberto e mais um toque no braço na área da Ponte Preta resultou, agora sim, em pênalti, depois de análise do VAR. Com a vantagem, o Timbu se fechou e viu a Ponte pressionar, até chegar ao empate com o cabeceio de Miguel, após cruzamento de Serginho.
Brusque 3×2 Guarani
De virada, o Brusque venceu a primeira na segunda fase e voltou a ter chances de garantir o acesso. O time catarinense viu o Guarani abrir o placar, com Raphael Rodrigues (31′), mas empatou ainda no primeiro tempo, com Alex Ruan (41′), em falha de Dalberson.
Na etapa final, o atacante bugrino Bruno Santos recebeu o cartão vermelho por deixar a mão no rosto do adversário, resultando em pênalti. DG converteu a cobrança aos 32 minutos e virou o placar. Mesmo com um a menos, o Guarani deixou tudo igual novamente com Alan Santos (41′). Já nos acréscimos (52′), o zagueiro Alemão acertou um lindo chute de fora da área e marcou o terceiro do Brusque, decretando a vitória catarinense.
Como fica a tabela?
Com as vitórias, Londrina e Floresta chegaram aos seis pontos, e o Tubarão lidera o grupo B pelo número de gols marcados. São Bernardo e Caxias ficaram com três e fecham a tabela. Na quinta rodada, Floresta e Londrina se enfrentam e quem vencer pode garantir o acesso antecipado. Os cearenses precisam combinar a vitória com um empate ou triunfo do São Bernardo. Já os paranaenses precisam vencer e contar com um empate ou vitória do Caxias.
No grupo C, a Ponte Preta chegou aos 10 pontos, lidera e garantiu uma posição entre os dois primeiros. A Macaca é seguida do Guarani, com seis pontos, do Náutico, com quatro pontos, e do Brusque, com três pontos. Na penúltima rodada, uma vitória do Guarani sobre o Náutico garante o Bugre na Série B. Náutico e Brusque precisam vencer para continuar sonhando com a vaga na rodada derradeira.
Próxima rodada
A quinta rodada da 2ª fase pode definir mais dois acessos para 2026. Os jogos acontecem no sábado, 4, e no domingo, 5. Confira a agenda:
- Sábado, 17h | Guarani x Náutico (Brinco de Ouro)
- Sábado, 19h | Brusque x Ponte Preta (Augusto Bauer)
- Domingo, 16h30 | Floresta x Londrina (Domingão)
- Domingo, 19h | São Bernardo x Caxias (Primeiro de Maio)