Resumão Série C #6: Definidos os quatro clubes que subiram de divisão para 2026
Estão definidos os quatro clubes que conquistaram o acesso à Série B de 2026. Londrina, Ponte Preta, São Bernardo e Náutico garantiram as vagas neste fim de semana, após o fim da segunda fase da Série C, com a sexta rodada.
Por terem ficado em primeiro nos seus grupos, Londrina e Ponte Preta se enfrentarão na grande final para definir o campeão nacional da terceira divisão. Confira o resumão da 6ª rodada:
Grupo B
Caxias 1×1 Floresta
O Caxias dominou as ações no primeiro tempo, não permitindo que o Floresta finalizasse no gol, e abriu o placar com Jhonatan, aos 13 minutos. O time cearense reagiu na segunda etapa, empatou com Ruan, aos 35 minutos, e ainda perdeu um chance clara para virar. No fim, o Caixas ainda mandou uma bola no trave.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp

Londrina 1×1 São Bernardo
No VGD, o empate de “compadres” terminou em festa para os dois lados. O jogo foi agitado no primeiro tempo e o São Bernardo abriu o placar com João Paulo, aos 16 minutos. Logo depois, Foguinho foi expulso e deixou os paulistas com uma menos. Mesmo em vantagem numérica, o Londrina não conseguiu chegar ao empate.
Após o intervalo, o Tubarão voltou melhor e marcou no primeiro minuto, com Manzoli. A partir de então, o jogo ficou morno e não teve o placar alterado.

Com o empate, Londrina e São Bernardo garantiram a vaga para a Série B. O time paranaense ficou na primeira colocação com 10 pontos, e volta à segunda divisão após duas temporadas. O time paulista ficou em segundo, com sete pontos, e vai estrear na Série B em 2026.
Em momento algum Floresta ou Caxias estiveram com a vaga em mãos. No entanto, o Floresta terminou a segunda fase empatado com o São Bernardo – em pontos, vitórias e saldo de gols -, pendendo apenas no número de gols marcados (4×2). O Caxias ficou em quarto, com quatro pontos, sem nenhuma vitória no quadrangular.
Grupo C
Ponte Preta 2×0 Guarani
No dérbi campineiro, a já classificada Ponte Preta tirou todas as chances do Guarani de buscar o acesso. Bruno Lopes, aos seis minutos, e Luiz Felipe, aos 29 minutos do segundo tempo, marcaram os gols da Macaca, que teve recorde de público na temporada: 17.363 torcedores no Moisés Lucarelli.

Náutico 2×1 Brusque
Precisando da vitória para garantir a vaga, o Náutico lotou os Aflitos e bateu o Brusque nos minutos finais. Hélio Borges abriu o placar para os pernambucanos aos 32 minutos. Na segunda etapa, o Brusque, que anda tinha chances, empatou com um gol contra de João Maistro, aos 29 minutos.
A reta final do jogo foi de tensão, com o Náutico dependendo somente de si para subir. Samuel Otusanya foi derrubado dentro da área e o juiz marcou pênalti, convertido por Paulo Sérgio, aos 41 minutos. Ainda sobrou tempo para outro pênalti ser marcado, dessa vez em favor dos catarinenses, mas que foi anulado por impedimento.
Com o apito final, a torcida do Timbu invadiu o gramado para comemorar a vitória e o acesso.

A Ponte já estava classificada e permaneceu na liderança, com 13 pontos. A Macaca fez um bate-e-volta e retornar à Série B após uma temporada, depois de ter caído em 2024. O Náutico pulou de quarto para segundo, com oito pontos, e volta para a segunda divisão após três anos.
Em determinado momento da rodada, quando o Timbu e o Brusque empatavam, o time catarinense estava garantindo a vaga ao empatar com o Guarani em pontos, vitórias, saldo de gol e gols marcados. O desempate estava sendo pelos cartões vermelhos (2×1), mas o gol alvirrubro eliminou as chances dos concorrentes. O Guarani ficou em terceiro, com sete pontos, e o Brusque em quarto, com seis.
Final
Líderes de seus grupos na segunda fase, Londrina e Ponte Preta vão fazer a final da Série C para definir o grande campeão. Com a mudança do calendário nacional feita pela CBF, o campeão garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2026.
Por ter melhor campanha, a Ponte vai decidir o segundo jogo em casa. Confira as datas:
- Sábado (18/10), 17h | Londrina x Ponte Preta (VGD)
- Sábado (25/10), 17h | Ponte Preta x Londrina (Moisés Lucarelli)
