Revelado em Apucarana, jovem jogador de 19 anos anuncia saída do Grêmio e vai para time da Europa


Por Redação GMC Online
image
O Grêmio detém 90% dos direitos econômicos do jogador e ficará com a maior parte do valor da venda – Foto: Divulgação/Grêmio

O atacante apucaranense Alysson Edward, 19 anos, confirmou nesta segunda-feira, 30, nas redes sociais, que deixará o Grêmio para atuar no futebol europeu. Ele vai defender o Aston Villa, da Inglaterra, a partir da próxima temporada.

Revelado após ser descoberto ainda criança em Apucarana, Alysson chegou ao Grêmio muito jovem e construiu toda a sua formação nas categorias de base do clube, onde permaneceu por dez anos.

Em uma publicação em vídeo, o atacante relembrou a trajetória no Tricolor, destacou o aprendizado dentro e fora de campo e afirmou que deixa o clube com gratidão e carinho pela torcida. Segundo ele, o período no Grêmio foi fundamental para sua formação pessoal e profissional.

“Foram 10 anos vestindo essa camisa, aprendendo, errando, crescendo e sonhando. Cheguei aqui com 9 anos e o Grêmio me ensinou muito mais do que futebol: me ensinou valores, responsabilidade e amor por esse clube e por essa torcida incrível. Levo cada pessoa, cada momento e cada ensinamento comigo, para onde eu for. Com o @gremio onde o Grêmio estiver. Sempre! 💙🇪🇪”, afirmou.

Alysson já está na Inglaterra para concluir os trâmites finais da negociação. A transferência, segundo o jornal Zero Hora, está avaliada em cerca de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 65 milhões), com a possibilidade de mais 2 milhões de euros em bônus por metas. O Grêmio detém 90% dos direitos econômicos do jogador e ficará com a maior parte do valor da venda.

Em 2025, o atacante disputou sua primeira e única temporada no elenco principal gremista. Foram 43 partidas, com dois gols e cinco assistências. Um dos momentos mais marcantes foi o gol da vitória no Gre-Nal do segundo turno do Campeonato Brasileiro, quando o Grêmio venceu o Internacional por 3 a 2, no Beira-Rio.

Alysson foi descoberto em Apucarana

Um vídeo gravado em Apucarana foi o que chamou atenção do Grêmio (RS) para o talento do então menino de 9 anos, viralizou no Rio Grande do Sul nesta semana. O jogador de 19 anos é uma das principais promessas do time gaúcho e, na última terça-feira (08), marcou o seu primeiro gol no profissional, além de dar uma assistência para vitória de 2 a 0 contra o São José na decisão da Recopa Gaúcha.

O vídeo foi gravado por amigos do pai Magno Santos, o Maguinho, no intervalo de uma partida disputada no campo da Associação da Igreja Nova Aliança em Apucarana. Maguinho conta que estava no local jogando um campeonato amador da cidade. Ao final da partida, as crianças foram brincar no campo. “A família estava reunida e um amigo gravou”, lembra o pai.

Vendo o potencial do filho, então com 9 anos, Maguinho encaminhou a gravação para o empresário Michel Barreto, que já havia levado alguns jovens da cidade para o time gaúcho, como Guilherme Azevedo e Gazão.

O professor Fabiano André Barboza foi um dos primeiros treinadores do atacante Alysson em Apucarana. Ele conta que fazia um trabalho voluntário em quatro escolas municipais, que treinavam no Colégio Estadual Cívico Militar Prefeito Carlos Massaretto, na Vila Nova.

O garoto treinou no projeto dos 6 aos 9 anos até ir para o Grêmio. Ele também gravou vídeos do então menino jogando futsal, que também foram enviados ao Grêmio. “Ele sempre se destacou e agora se tornou profissional. Estamos vendo que tem muito a evoluir ainda”, diz o professor.

As informações são do TNOnline

Sair da versão mobile