Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Ricardo Gomes aponta Abel Ferreira e Jorge Jesus como opções para a seleção


Por Agência Estado Publicado 14/03/2023 às 12h45
Ouvir: 00:00

Ricardo Gomes, coordenador técnico da seleção brasileira, apontou Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, e Jorge Jesus, ex-Flamengo e atualmente no Fenerbahçe, entre os treinadores que estão sendo considerados pela CBF para a vaga deixada por Tite. O dirigente afirma que o fator decisivo para a escolha será a “competência” no trabalho. Atualmente, o Brasil é comandado interinamente por Ramon Menezes, comandante do sub-20.

“Não é a nacionalidade, é a competência. Independente da nossa cultura, sempre com treinadores brasileiros. Mas vamos citar dois que tiveram sucesso aqui no Brasil, um que ainda está, no caso nem considero estrangeiro, o Abel, com três ou quatro anos no Palmeiras, com sucesso, já conhece a cultura”, revelou, em entrevista ao jornal português A Bola.

Para Ricardo Gomes, existem treinadores brasileiros capacitados para o cargo, mas teria sido criada uma impressão de “atraso” dos técnicos brasileiros após a derrota por 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2014.

“Não é conhecer só futebol, é conhecer a cultura do país que você está treinando. Eu acho que temos no Brasil treinadores competentes para exercer, mais de um, muito mais de um. Depois do 7 a 1 de 2014, ficamos com essa imagem de atrasados, de que não estudávamos, e isso foi se alimentando no dia a dia”, comentou.

O coordenador da seleção brasileira, que começou sua carreira como treinador justamente fora do Brasil, lembrou da passagem de Luiz Felipe Scolari no comando de Portugal, quando levou o combinado lusitano ao vice-campeonato da Eurocopa e às semifinais da Copa do Mundo de 2006.

“Posso garantir que temos treinadores gabaritados para assumir, brasileiros. E também tem dois portugueses que estiveram aqui, um está e um esteve. Podemos pensar nisso, assim como nós tivemos o Felipão em 2004 em Portugal”, concluiu.

Ricardo Gomes foi escolhido para o cargo de coordenador técnico da seleção brasileira no início do mês. Da antiga comissão de Tite, ainda permanecem o fisiologista Guilherme Passos, o médico Rodrigo Lasmar e os analistas Bruno Baquete e Thomas Koerich. O primeiro compromisso do Brasil após a Copa do Mundo será no dia 25 de março, no Marrocos, contra a seleção local, que terminou o Mundial do Catar em quarto lugar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…