Russell ganha corrida sprint do GP de São Paulo de F-1 e Mercedes domina 1ª fila


Por Agência Estado
SP – FÓRMULA 1/GP DE SÃO PAULO/TREINO – ESPORTES – O piloto britânico George Russell (e), da Mercedes, comemora com o colega Lweis Hamilton após conquistar a pole no treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, rebatizado de GP de São Paulo, no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), na zona sul da capital paulista, neste sábado, 12 de novembro de 2022. A prova acontece no domingo, 13. 12/11/2022 – Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

O inglês George Russell ganhou a corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, neste sábado, e terá o compatriota Lewis Hamilton como companheiro na primeira fila. É a primeira vez na temporada que a Mercedes fará dobradinha no grid de largada. O espanhol Carlos Sainz Jr. terminou a prova em segundo, mas largará em sétimo porque havia sofrido punição.

O holandês Max Verstappen usou pneus médios, perdeu rendimento e terá de largar na quarta posição neste domingo, a partir das 15 horas, no Autódromo de Interlagos. Pole position para a corrida deste sábado, o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, decepcionou na corrida sprint e partirá do oitavo lugar.

Com a largada limpa, Magnussen conseguiu sustentar a ponta até a terceira volta, quando foi ultrapassado por Verstappen no fim da reta principal. Logo, Russell e Sainz Jr também deixaram para trás o dinamarquês, que foi despencando.

O espanhol Fernando Alonso mais uma vez se desentendeu com o companheiro de equipe, o francês Esteban Ocon. Em uma tentativa de ultrapassagem, o espanhol tocou no carro francês e viu uma parte da asa dianteira se soltar. Situação semelhante aconteceu na Aston Martin. O alemão Sebastian Vettel foi empurrado para a grama pelo canadense Lance Stroll.

Na 12ª volta, Russell encostou de vez em Verstappen, forçando a ultrapassagem. O piloto da Red Bull usou compostos médios, enquanto o britânico da Mercedes usou pneus macios. Foram seguidas tentativas, aproximando Sainz e Hamilton da disputa. Na 15ª volta, o holandês não conseguiu mais resistir e Russell conseguiu tomar a ponta no fim da reta oposta.

Hamilton mantinha com Sainz uma batalha particular pela terceira posição. O espanhol conseguiu se descolar do britânico e deixou Verstappen para trás. Hamilton veio no embalo, reeditando a disputa de 2021. O heptacampeão levou a melhor e passou o holandês na reta principal.

Russell abriu boa vantagem sobre Carlos Sainz e não teve problemas para completar a corrida sprint na primeira posição.

Antes de a corrida começar, a organização do GP de São Paulo presenteou figuras icônicas da categoria com uma obra de arte especial pelos 50 anos de Fórmula 1 no Brasil. Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, Fabiana Ecclestone, vice-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na América do Sul, o jornalista Reginaldo Leme, Tamas Rohonyi, antigo promotor do GP do Brasil, e Emerson Fittipaldi, que completa 50 anos de seu primeiro título mundial. Eles receberam os troféus das mãos do prefeito Ricardo Nunes e do CEO do GP de São Paulo, Alan Adler.

Confira o grid de largada do GP de São Paulo:

1º – George Russell (GBR/Mercedes), em 30min11s307
2º – Lewis Hamilton (GBR/Mercedes), a 4s492
3º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 10s494
4º – Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 11s855
5º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 13s133
6º – Lando Norris (GBR/McLaren), a 25s624
7º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 3s995*
8º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 28s768
9º – Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a 30s218
10º – Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), a 34s170
11º – Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 39s395
12º – Mick Schumacher (ALE/Haas), a 41s159
13º – Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo), a 41s763
14º – Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), a 42s338
15º – Fernando Alonso (ESP/Alpine), a 48s985
16º – Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 50s306
17º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 50s700
18º – Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 51s756
19º – Nicholas Latifi (CAN/Williams), a 76s850
20º – Alex Albon (TAI/Williams), não completou a prova

* Foi punido e perdeu cinco posições no grid.

Sair da versão mobile