Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Seleção masculina leva susto, mas vence China de virada e vai à semifinal da Liga das Nações


Por Agência Estado Publicado 30/07/2025 às 10h23
Ouvir: 00:00
brasil-italia-vnl-masculima-2-aspect-ratio-512-320
Foto: Divulgação / Volleyball World

A seleção brasileira masculina de vôlei levou um susto nesta quarta-feira, mas avançou à semifinal da Liga das Nações. Jogando em Ningbo, o time comandado por Bernardinho buscou a virada para superar a anfitriã China por 3 sets a 1, com parciais de 29/31, 25/19, 25/16 e 25/21, em quase duras horas de partida.

Em jogo tenso, o Brasil abusou dos erros nos dois primeiros sets e sofreu mais do que o esperado numa partida que, ao menos em tese, reunia a melhor e a pior equipe desta fase final da competição. A seleção fez a melhor campanha da fase de grupos, enquanto a China foi apenas a 17ª e penúltima colocada – entrou na fase final apenas por ser a nação anfitriã.

O maior destaque do time nacional em quadra foi Alan, responsável por 26 pontos. Lukas Bergmann contribuiu com 10.

A seleção brasileira avança à semifinal após três anos seguidos nos quais foi eliminado de forma precoce, na fase de quartas de final. O próximo adversário do Brasil sairá do confronto entre Japão e Polônia, que se enfrentarão na quinta. A semifinal será disputada na sexta-feira.

Contra o anfitrião e franco-atirador, a seleção brasileira abriu vantagem rapidamente no placar. Fez 5/1 e parecia se impor naturalmente em quadra. Mas o cenário não se estabeleceu. A China iniciou uma discreta reação, assustou Bernardinho ao virar em 16/14 e iniciou forte disputa na reta final do suado set.

As duas equipes se alternaram na frente do marcador, com set points para ambos os lados. Os chineses foram mais eficientes e venceram por 31/29, após uma longa parcial de 37 minutos.

A dura virada no set inicial abalou o ânimo brasileiro. Erros passaram a se acumular em todos os fundamentos, até mesmo no saque, no qual o time se destacou na primeira fase. Ataques de Alan e Lucarelli eram parados com frequência pelo bloqueio chinês.

O susto, contudo, durou pouco. Aos poucos, Bernardinho ajustou o time, que protagonizou outra reviravolta na partida. Com direito a ponto de saque, mostrando evolução no fundamento ao longo do duelo, o Brasil abriu 21/17 e encaminhou a parcial, empatando o placar.

A boa reação renovou a confiança da equipe nacional. Embalando, o Brasil manteve o ritmo no terceiro set. Chegou a fazer 21/13 antes de vencer a parcial e virar o placar para 2 sets a 1.

A quarta parcial foi marcada pelo equilíbrio nos primeiros pontos, com a China mostrando mais força e disposição para se manter na partida. Os comandados de Bernardinho só conseguiram abrir vantagem na reta final do set, selando a vitória com certa tranquilidade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

PSG é condenado a pagar R$ 390 milhões a Mbappé por salários atrasados


Um tribunal trabalhista de Paris decidiu, nesta terça-feira, que o Paris Saint-Germain deve pagar a Kylian Mbappé mais de 60…


Um tribunal trabalhista de Paris decidiu, nesta terça-feira, que o Paris Saint-Germain deve pagar a Kylian Mbappé mais de 60…

Esportes

Carlomagno diz que proibiu cessão de camarote do São Paulo e nega ter recebido dinheiro


Marcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo, citado em um áudio que revelou esquema de comercialização clandestina de camarote do…


Marcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo, citado em um áudio que revelou esquema de comercialização clandestina de camarote do…

Esportes

‘Flamengo é maior que o Real Madrid’, diz Saúl ao citar títulos, torcida e adaptação ao Brasil


Às vésperas da final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, o espanhol Saúl Ñiguéz, comentou sobre como tem sido…


Às vésperas da final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, o espanhol Saúl Ñiguéz, comentou sobre como tem sido…