A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro foi encerrada no último sábado, 30, definindo as equipes classificadas para a segunda fase e também os quatro clubes rebaixados. O Maringá FC venceu o Caxias na última rodada e escapou do rebaixamento, ficando na 11º colocação, com 25 pontos.
Tombense, Retrô, ABC e CSA caíram para a Série D de 2026. O clube mineiro teve a queda decretada com duas rodadas de antecedência, tendo ficado as últimas sete rodadas na lanterna. O Retrô foi rebaixado na 18ª rodada, depois de amargar a posição no Z4 desde a 8ª. No fechamento da fase, ABC e CSA tiveram a queda confirmada, e contanto com cenários curiosos.
ABC teve menos derrotas que o líder Caxias
Mesmo rebaixado, o time potiguar encerrou a participação no campeonato com menos derrotas que o líder Caxias: cinco contra seis. O que fez a diferença no desempenho dos times foi o número de empates.
Na 18ª posição, com 18 pontos, o ABC foi a equipe que mais empatou jogos na competição. Em 19 rodadas, foram apenas duas vitórias, 12 empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 31%.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Já o Caxias foi a equipe que menos empatou nesta Série C. Foram 12 vitórias, um empate e seis derrotas em 19 partidas. O ótimo aproveitamento de 64% classificou o clube gaúcho com três rodadas de antecedência, chegando ainda com a liderança garantida na última rodada.
CSA entrou no Z4 apenas na rodada derradeira
O time que viveu o roteiro mais dramático na Série C foi o CSA. Até a penúltima rodada o clube alagoano não havia entrado na zona de rebaixamento uma vez sequer. Com a derrota para o Brusque e a combinação de resultados necessária, o CSA caiu três posições na última rodada e teve a queda decretada.
A equipe esteve entre as oito melhores em oito rodadas, sendo a última na 15ª. Mas a sequência de três derrotas e um empate nos últimos compromissos ocasionaram a queda livre do time na tabela, caindo da 9ª para a 17ª posição. Chama ainda mais a atenção o fato do CSA ter estado na primeira metade da tabela em 15 das 19 rodadas.
Com mais um rebaixamento, o CSA vive uma “montanha russa” no futebol brasileiro. O clube esteve na Série D de 2016 e acumulou acessos seguidos até chegar à Série A de 2019. Porém, no mesmo ano caiu para a Série B novamente. Depois de duas temporadas, o Azulão caiu para a Série C de 2023. Em 2026, o clube retornará ao último degrau, após dez anos.
2ª fase da Série C
Caxias, Ponte Preta, Náutico, Londrina, São Bernardo, Brusque, Guarani e Floresta foram os oito classificados para a segunda fase. As equipe foram divididas em dois grupos de quatro, e disputarão seis partidas, em turno e returno.
- Grupo B: Caxias (1º), Londrina (4º), São Bernardo (5º), Floresta (8º)
- Grupo C: Ponte Preta (2º), Náutico (3º), Brusque (6º), Guarani (7º)
A primeira rodada está marcada para o próximo final de semana (6 e 7 de setembro), enquanto a sexta rodada será no dia 11 de outubro. O destaque fica por conta do dérbi campineiro entre Ponte Preta e Guarani, logo na primeira rodada do grupo C.
1ª rodada – Segunda fase:
- Sábado, 17h | Guarani x Ponte Preta (Brinco de Ouro)
- Sábado, 19h30 | São Bernardo x Londrina (Primeiro de Maio)
- Domingo, 16h30 | Floresta x Caxias (Domingão)
- Domingo, 19h | Brusque x Náutico (Augusto Bauer)
As duas melhores equipes de cada grupo garantem o acesso para a Série B do ano que vem. O primeiro colocado de cada grupo avança para a final para definir o campeão.