Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Séries da Netflix impulsionam popularidade de Ayrton Senna nos EUA, indica estudo


Por Agência Estado Publicado 07/06/2025 às 12h50
Ouvir: 00:00

Um estudo da plataforma de pesquisa Opinion Box, realizada dentro dos Estados Unidos, indicou que o sucesso das séries da Netflix Drive To Survive e Senna, voltada para os bastidores da Fórmula 1 e da biografia do piloto, fizeram com que o público norte-americano “descobrisse” o brasileiro Ayrton Senna.

Foram ouvidas 1.532 pessoas, e 41% delas disseram que descobriram o piloto há menos de um ano; já 57% dos americanos declararam que já tinham conhecimento sobre o brasileiro.

Dentro deste universo de 57% de pessoas que conheciam Senna, praticamente metade disse que passou a conhecer o piloto por meio das séries lançadas pela Netflix: 12% afirmaram ter conhecido o piloto por meio da série Drive To Survive, enquanto outros 12% por causa da biografia de Senna.

“No mercado, é nítido o impacto que o Senna teve na geração que tem hoje entre 40 e 70 anos. Existe praticamente um nicho todo que se apaixonou pela modalidade através da torcida por ele, e que segue apaixonada até hoje, muito tempo depois”, aponta Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência de experiências esportivas e que comercializa pacotes para o GP de São Paulo de Fórmula 1.

“Está claro que, hoje, a forma como um evento esportivo é divulgado e transmitido é tão importante quanto o próprio evento. Novos ângulos, bastidores, detalhes técnicos, falas antes ocultas, além dos conteúdos relacionados, com a vida pessoal dos envolvidos, para muitas pessoas, são mais importantes que os resultados dos jogos ou das provas”, alerta Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana.

TRANSMISSÃO AO VIVO
A Netflix avalia entrar na disputa pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 nos Estados Unidos, a partir da temporada de 2026. Atualmente, a detentora oficial no país é a ESPN, mas o contrato vai apenas até dezembro deste ano. A informação foi inicialmente revelada pela agência Reuters.

O desejo de conseguir os direitos de exibição da F-1 nos Estados Unidos também tem a ver com uma das principais produções da plataforma, a série documental Drive to Survive, que conta os bastidores das provas, pilotos e escuderias, e que no início de março lançou a sétima temporada.

“O grande sucesso que está passando a Fórmula 1 é o resultado da transformação de um negócio de esportes em entretenimento e de sua estratégia de marketing que se orientou para o digital e para as mídias sociais”, avalia Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Diretores do São Paulo se licenciam após áudios de venda ilegal de camarotes no MorumBis


Douglas Schwartzmann, diretor adjunto de futebol de base do São Paulo, e Mara Casares, ex-esposa do presidente Julio Casares e…


Douglas Schwartzmann, diretor adjunto de futebol de base do São Paulo, e Mara Casares, ex-esposa do presidente Julio Casares e…

Esportes

Cruzeiro anuncia saída de Leonardo Jardim após queda para o Corinthians na Copa do Brasil


O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira, 15, a saída de Leonardo Jardim do comando técnico da equipe. O clube mineiro foi…


O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira, 15, a saída de Leonardo Jardim do comando técnico da equipe. O clube mineiro foi…

Esportes

Rio terá ponto facultativo na quarta em dia com finais envolvendo Flamengo e Vasco, diz Paes


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, deu uma boa notícia para os torcedores de Flamengo e Vasco. Ele anunciou em…


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, deu uma boa notícia para os torcedores de Flamengo e Vasco. Ele anunciou em…