Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Textor justifica demissão e revela conversa com Paiva: ‘Somos melhores que o Palmeiras’


Por Agência Estado Publicado 10/07/2025 às 13h20
Ouvir: 00:00

John Textor, dono da SAF do Botafogo, justificou nesta semana a demissão do técnico Renato Paiva, que deixou o cargo logo após a eliminação para o Palmeiras no Mundial de Clubes. A decisão causou surpresa, especialmente por vir logo após a vitória sobre o Paris Saint-Germain na fase de grupos. Em entrevista ao programa TalkSport, na Inglaterra, o empresário afirmou que o português se distanciou de suas próprias convicções e não seguiu o plano traçado para enfrentar os paulistas.

“Por que demiti o Renato Paiva depois de ele vencer o PSG? Ele quebrou seus próprios princípios, não seguiu o plano. Ele é um treinador posicional, muito bom em educar os jogadores. Mas contra o Palmeiras, recuamos, vimos o adversário crescer. Deveríamos ter vencido Atlético de Madrid e Palmeiras. Somos melhores que o Palmeiras”, afirmou.

Textor revelou ainda uma conversa direta com Paiva antes das oitavas de final. Perguntou ao treinador qual havia sido o melhor jogo de sua carreira e ouviu como resposta: PSG. “Então eu disse que para mim também foi o PSG. Mas naquele dia, o adversário era o Palmeiras. Disse: ‘É hora de jogar futebol, vão lá e acabem com eles’. Mas não foi o que aconteceu”, relatou.

O dirigente também negou que tenha tomado a decisão sozinho. Segundo ele, houve um consenso dentro do departamento de futebol do Botafogo. “Eu não gosto de demitir pessoas. Mas se todo o departamento vem até mim e diz que precisamos fazer algo sobre o treinador, eu me mexo. Você viu que o estilo de jogo mudou durante dez partidas. Paiva é um grande treinador, mas precisa manter seu estilo, não pode ceder à pressão dos torcedores no Brasil – eles são brutais.”

Textor reforçou que escolhe técnicos pela visão de jogo e que cobra que essa ideia seja executada. “Quando pergunto qual é o plano de jogo, quero que eles se antecipem ao adversário, digam o que vamos fazer e como vamos responder. Eu leio e digo: ótimo, bom jogo. Eu não opino.”

Após a saída de Paiva, o Botafogo acertou a contratação de Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti e auxiliar técnico da seleção brasileira. No Brasileirão, o clube ocupa a oitava colocação, com 18 pontos. O próximo compromisso será neste sábado, às 18h30, no clássico com o Vasco, no Mané Garrincha.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

‘Assumo minha responsabilidade e meu erro’, admite Gabigol após pênalti perdido


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…

Esportes

Dorival reconhece dificuldades do Corinthians, valoriza plantel e pede ‘respeito’ à imprensa


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…

Esportes

Hugo não estudou cobranças de Gabigol: ‘Se tem alguém que já pegou pênalti dele sou eu’


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…