Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de fevereiro de 2026

Título do Campeonato Paranaense de 2007 do Paranavaí completa 14 anos nesta quinta-feira; RELEMBRE


Por Victor Ramalho Publicado 06/05/2021 às 16h18 Atualizado 24/02/2023 às 21h41
Ouvir: 00:00
A festa do Paraná Clube na Vila Capanema já estava armada, com mais de 20 mil pessoas no Estádio. Mas quem saiu com o título foi o Atlético Clube Paranavaí (ACP) | Foto: Arquivo/ACP

Quem acompanhou o futebol paranaense entre os anos 1990 e início dos anos 2000 se acostumou a ver um ‘revezamento’ da taça do Campeonato Estadual entre o ‘trio de ferro’ da capital. Em 14 edições do Campeonato Paranaense – de 1993 a 2006 -, apenas em uma oportunidade o troféu não ficou com Athletico Paranaense, Coritiba ou Paraná Clube. Em 2002, o modesto Iraty levantou o caneco após superar o Grêmio Maringá na final. É válido ressaltar, no entanto, que nessa edição do estadual, os quatro primeiros colocados em 2001 (Paraná, Coritiba, Athletico e Malutrom) não disputaram o torneio, por estarem jogando a Copa Sul-Minas.

A hegemonia precisava ser quebrada. E essa missão ficou à cargo do Atlético Clube Paranavaí (ACP), que celebra a conquista do Campeonato Paranaense de 2007 nesta quinta-feira, 6. Neste mesmo dia, há 14 anos, o time de Paranavaí (a 70 quilômetros de Maringá) segurava um empate em 0x0 diante do Paraná Clube, que era o atual campeão, na Vila Capanema, garantindo o primeiro título estadual de sua história e se tornando, até o momento, o último campeão inédito do noroeste do Estado.

Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

Foi uma conquista com emoção do início ao fim. A palavra ‘superação’ fez parte do dicionário do ACP ao longo de todo aquele primeiro semestre. Longe de ser apontado como favorito ao título, o vermelhinho terminou a primeira fase apenas na 5ª posição, com 26 pontos, apesar de uma campanha regular. Na segunda fase, passou em 2º lugar do grupo B – que teve como líder o Athletico Paranaense -, com apenas 1 vitória em 6 partidas.

Mas, para todo time campeão é preciso, além de uma boa estratégia, ter muita sorte. Mesmo com uma campanha irregular na segunda fase, o caminho até as semifinais foi trilhado, restando ainda dois enormes desafios. No primeiro jogo das semis contra o Coritiba, uma vitória maiúscula por 3×1 no Waldemiro Wagner, em Paranavaí, que credenciou o time do interior como candidato ao título.

A torcida do vermelhinho estava em menor número, mas garantiu a festa do ACP em Curitiba após o apito final, naquele 6 de maio de 2007 | Foto: Arquivo/ACP

Na final contra o Paraná, os comandados de Amauri Knevitz construíram, mais uma vez, o resultado em Paranavaí, com uma vitória por 1×0, bastando um simples empate no jogo da volta em Curitiba. Foi o que aconteceu. Mesmo em uma Vila Capanema lotada, com mais de 20 mil torcedores, o ACP segurou a pressão tricolor, com o 0x0 no placar garantindo a taça. Ao final daquela campanha, o ACP encerrou o estadual com 25 jogos, 10 vitórias, 10 empates e 5 derrotas. O time-base do treinador Amauri Knevitz tinha Vanderlei; Rodrigo Delazari, Diego Correa e Robenval; Gilberto Flores, Márcio, Tales, Agnaldo (Rafael) e Roque (Adriano); Tiago e Edenilson.

Aquele título também serviu para revelar ao futebol nacional o goleiro Vanderlei, que se transferiria e se tornaria ídolo do Coritiba pouco depois e ainda acumularia passagens por Santos, Grêmio. Atualmente, o arqueiro, destaque do ACP naquele ano, defende o Vasco da Gama.

O goleiro Vanderlei, hoje no Vasco, foi um dos destaques daquela conquista do Paranavaí | Foto: Rafael Ribeiro/CR Vasco da Gama

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Marrocos, adversário do Brasil na Copa, nega rumores de que treinador teria pedido demissão


Walid Regragui, treinador da seleção do Marrocos, rival do Brasil na Copa do Mundo de 2026, voltou aos holofotes após…


Walid Regragui, treinador da seleção do Marrocos, rival do Brasil na Copa do Mundo de 2026, voltou aos holofotes após…

Esportes

CBF esquece de aniversário de Neymar e é ‘cornetada’ em post de anúncio da Uber: ‘Vou de 99’


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi alvo de críticas nas redes sociais nesta quinta-feira (5) por não publicar nenhuma…


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi alvo de críticas nas redes sociais nesta quinta-feira (5) por não publicar nenhuma…

Esportes

Lucas Ramon chega ao São Paulo e cita esforço para defender clube: ‘Abri mão de muita coisa’


Destaque da campanha do Mirassol no Campeonato Brasileiro do ano passado, o lateral-direito Lucas Ramon foi apresentado oficialmente na manhã…


Destaque da campanha do Mirassol no Campeonato Brasileiro do ano passado, o lateral-direito Lucas Ramon foi apresentado oficialmente na manhã…