Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Vasco vacila no final e sofre empate do Ceará com gol nos acréscimos em São Januário


Por Agência Estado Publicado 14/09/2025 às 22h49
Ouvir: 00:00
9d853433a329e14c7be980953ae1488bec7
Foto: Vasco

O Vasco não soube aproveitar o clima de confiança gerado após superar o Botafogo e avançar às semifinais da Copa do Brasil. Neste domingo à noite, em São Januário, cometeu muitos erros defensivos e empatou por 2 a 2 com o Ceará, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol de empate do visitante saiu aos 49 minutos do segundo tempo.

Com 23 pontos, o Vasco, continua na incômoda 15ª posição, preocupadíssimo com a ameaça de rebaixamento. O Ceará, com 27, está em 11º. Os dois times têm, um jogo a menos. Os vascaínos vão enfrentar o Bahia, enquanto os cearenses vão encarar o Fluminense.

A presença da barulhenta da torcida e o belo show pirotécnico parecem ter sido ingredientes para ‘eletrizar’ o Vasco nos primeiros minutos. Com uma boa movimentação ofensiva, o gol saiu logo.

Aos 10 minutos, Philippe Coutinho sofreu falta de Fabiano Souza perto da linha da grande área. Na cobrança, o meia foi perfeito ao encobrir a barreira. O goleiro Bruno Ferreira saltou, tocou na bola, mas viu ela entrar, aos 11 minutos. Antes do jogo, Coutinho foi homenageado por completar 100 jogos com a camisa do Vasco.

A torcida ainda estava festejando quando o Ceará empatou numa falha gritante da defesa. O goleiro Léo Jardim tentou ‘forçou’ a saída de bola com o pés com Matheus Carvalho, que estava acuado na linha da área.
A bola sobrou para Paulo Baya, que bateu forte, Léo Jardim rebateu. Galeano e completou para as redes, aos 15 minutos.

Ainda com domínio de jogo o Vasco quase marcou o segundo gol aos 18 minutos, numa cabeçada de Nuno Moreira. O goleiro Bruno Ferreira ainda tocou na bola antes dela bater na trave, sob os suspiros dos torcedores.

Mas na última parte deste primeiro tempo, o Ceará soube como administrar bem o jogo, esfriando os ânimos vascaínos. O visitante quase virou o placar aos 42 minutos, após um erro de Matheus Carvalho que deu sobra para o chute forte de Pedro Raul. O goleiro Léo Jardim saltou e espalmou para o lado. A torcida não gostou do lance e xingou o volante vascaíno.

Dois minutos depois, Léo Jardim fez outra grande defesa, salvando com a ponta dos dedos, um chute cruzado de Dieguinho. Os torcedores substituíram aquela empolgação inicial por um olhar de muita desconfiança.
No segundo tempo, o Vasco iniciou com mais velocidade na tentativa de desmontar o esquema defensivo do Ceará. Mas, na verdade, os erros começavam na defesa, na saída de bola errada e que muitas vezes dava chance de recuperação de bola ao adversário.

Aos oito minutos, Vegetti pegou rebote do goleiro e quase marcou, mas Bruno Ferreira se recuperou com outra boa defesa. Enquanto isso, o Ceará mantinha sua proposta defensiva, que passou a ficar comprometida aos 26 minutos com a expulsão de Rodriguinho. Ele deu uma entrada de sola no tornozelo de Barros e acabou expulso.

Com um jogador a mais, o Vasco marcou o segundo gol. Andrés Gómez desceu pelo lado direito e cruzou rasteiro para o chute de primeira de Carlos Cuesta: 2 a 1, aos 34 minutos.

Leó Condé, técnico do Ceará, ainda tentou colocar seu time no ataque com as entradas de Vina e Pedro Henrique. Diniz deu o troco e reforçou a marcação com as entradas dos marcados Lucas Oliveira e Paulinho nos lugares de Philippe Coutinho e Nuno Moreira.

Nesta altura, o Vasco tinha o controle do jogo, criou mais duas ou três chances de ampliar o placar, porém, levou o empate nos acréscimos. A defesa vacilou na marcação e Pedro Henrique aproveitou rebote de Léo Jardim.

O Vasco agora vai ter a semana toda para se preparar visando o clássico com o líder Flamengo, no domingo (21), no Maracanã. No sábado, o Ceará recebe o Bahia, num tradicional clássico nordestino.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 2 X 2 CEARÁ

VASCO – Léo Jardim; Paulo Henrique, Robert Renan, Lucas Freitas (Carlos Cuesta) e Puma Rodríguez; Barros (David), Matheus Carvalho (Andrés Gómez) e Philippe Coutinho (Lucas Oliveira); Rayan, Vegetti e Nuno Moreira (Paulinho). Técnico: Fernando Diniz.

CEARÁ – Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Willian Machado, Marcos Vitor e Matheus Bahia; Richardson (Fernando Sobral), Dieguinho e Lourenço (Rodriguinho); Galeano (VIna), Pedro Raul (Pedro Henrique) e Paulo Baya (Fernandinho). Técnico: Léo Condé.

GOLS – Philippe Coutinho, aos 11, e Galeano, aos 15 minutos do primeiro tempo. Carlos Cuesta, aos 33 e Pedro Henrique, aos 49 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Barros, Andrés Gómez e Lucas Freitas (Vasco). Richardson e Fabiano Souza(Ceará).

CARTÃO VERMELHO – Rodriguinho (Ceará).

ÁRBITRO – Matheus Delgado Candançan (SP).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…