Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de janeiro de 2026

Xabi Alonso deixa o Real Madrid após derrota para o Barcelona e é substituído por Arbeloa


Por Agência Estado Publicado 12/01/2026 às 15h22
Ouvir: 00:00

O Real Madrid anunciou nesta segunda-feira, 12, que Xabi Alonso não é mais o treinador do clube. De acordo com nota oficial, a decisão, que vem após a perda do título da Supercopa da Espanha para o Barcelona, foi tomada em comum acordo. O ex-lateral Álvaro Arbeloa, que comandava o Real Madrid Castilla – time B da equipe espanhola -, foi o escolhido para assumir o cargo de treinador.

“Xabi Alonso sempre terá o afeto e a admiração de todo o madridismo porque é uma lenda do Real Madrid e sempre representou os valores do nosso clube. O Real Madrid sempre será sua casa”, diz o comunicado. “Nosso clube agradece a Xabi Alonso e a toda sua equipe técnica pelo trabalho e dedicação durante todo esse tempo, e deseja a eles muita sorte nesta nova fase de suas vidas”.

A insatisfação com o trabalho realizado vinha sendo acumulada pela torcida há algum tempo. Internamente, ele também não era unanimidade. Vinícius Júnior, uma das grandes estrelas do clube, chegou a xingar Xabi ao ser substituído em clássico com o Barcelona no ano passado.

Decisões tomadas pelo técnico e a forma como o time vinha jogando eram motivos de constantes críticas. Parte da torcida, por exemplo, questionava a falta de oportunidades ao brasileiro Endrick, que acabou emprestado ao Lyon.

Em sua curta passagem pelo Real Madrid, iniciada após grande trabalho no Bayer Leverkusen, Xabi Alonso teve 24 vitórias, seis derrotas e quatro empates em 34 partidas. Foram 72 gols marcados e 38 sofridos.

Substituto de Xabi, Álvaro Arbeloa treina o Castilla desde junho de 2025 e passou toda a sua carreira como treinador na base do Real Madrid desde 2020. Antes, nos tempos de lateral-direito, defendeu o Real Madrid de 2009 a 2016, período durante o qual conquistou oito títulos. Também vestiu a camisa da seleção da Espanha, inclusive na campanha da conquista da Copa do Mundo de 2010.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Gabriel Paulista faz 1º treino no Corinthians e se emociona na coletiva: ‘Realizando um sonho’


Primeiro reforço do Corinthians para a temporada 2026, o zagueiro Gabriel Paulista teve um dia intenso no novo clube. Pela…


Primeiro reforço do Corinthians para a temporada 2026, o zagueiro Gabriel Paulista teve um dia intenso no novo clube. Pela…

Esportes

Presidente do Barça critica Mbappé após clássico: ‘É preciso ser generoso e respeitoso’


O presidente do Barcelona, Joan Laporta, não gostou da atitude de Mbappé, do Real Madrid, após a decisão da Supercopa…


O presidente do Barcelona, Joan Laporta, não gostou da atitude de Mbappé, do Real Madrid, após a decisão da Supercopa…