8 bares e restaurantes de Maringá que ficaram na memória da cidade


Por Redação GMC Online, com informações da Maringá Histórica

Em seus 73 anos, Maringá contou com diversos estabelecimentos que marcaram a história da cidade. Locais em que as pessoas se reuniam para conversar e apreciar comidas boas, marcaram famílias e gerações maringaenses. Relembre 8 bares e restaurantes na lista que o GMC Online preparou, com informações da Maringá Histórica.

Lanchonete Pingo D’Ouro

Foto: Reprodução/Arquivo Maringá Histórica

O estabelecimento ficava na Avenida Getúlio Vargas e contava com um painel de azulejos de 2,4 metros de altura por 7,95 metros de largura, de autoria do artista plástico Waldemar Moral, encomendado na década de 50. A propriedade era de Américo Dias Ferraz, o segundo prefeito de Maringá.

O painel tinha nada mais nada menos que 848 azulejos de 15 x 15 centímetros e foi instalado em 1956, de acordo com pesquisa do Maringá Histórica. Somente em 2017 a obra foi retirada do local e restaurada.

LEIA TAMBÉM – Esses 13 famosos são de Maringá; você sabia?

Bar, Sorveteria e Restaurante Shima

Fonte: Acervo e contribuição de Ken Junior e Shiguetiro Shima / Acervo Maringá Histórica

Um dos raros registros da que talvez tenha sido a primeira sorveteria de Maringá, na década de 1940. O Bar, Sorveteria e Restaurante Shima operou entre 1947 e 1952, na avenida Brasil, na região hoje conhecida como “Maringá Velho”.

Restaurante Lord Lovat

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Museu Bacia do Paraná

Inicialmente instalado em Mandaguari, o estabelecimento foi fundado pelo alemão Herbert Mayer e transferido para Maringá no final da década de 1940. O local se tornou um dos restaurantes mais requintados da cidade com louças importadas, prataria fina e taças muito bem polidas.

LEIA TAMBÉM – 10 curiosidades sobre Maringá que você nem imaginava

Em 1956, Mayer foi convidado para gerenciar um novo estabelecimento na região. Naquele mesmo ano, as instalações passaram a ser ocupadas pela Câmara Municipal de Maringá, que permaneceu no endereço até os anos 1980.

Restaurante do Grande Hotel Maringá

Fonte: Acervo e contribuição de Anibal Verri Junior / Acervo Maringá Histórica

O Grande Hotel Maringá era propriedade e administrada pela Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná, e inaugurada em 1956. Famoso pela sua hospitalidade e qualidade dos serviços, o local realizava festas e eventos esporádicos que contavam com a participação da sociedade maringaense da época

Durante a sua história, o estabelecimento mudou de nomes algumas vezes, findando no conhecido Hotel Bandeirantes. O Hotel foi tombado como patrimônio histórico do estado do Paraná em 30 de maio de 2005. Trata-se de mais um dos importantes restaurantes de Maringá.

Restaurante do Musamar

Fonte: O Diário do Norte do Paraná – 29 de dezembro de 1978 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica

O Restaurante Self Service que funcionava no estacionamento do supermercado Musamar durante os anos 1970-1990, era voltado para a avenida Colombo, onde hoje se localiza o Hipermercado Condor. Certamente o estabelecimento é um dos históricos restaurantes de Maringá  

Churrascaria Galeto Sulino

Fonte: Acervo Buffet Royal / Acervo Maringá Histórica

Fundada em 9 de janeiro de 1962, a Churrascaria Galeto Sulino manteve as atividades até o início de 2001, na avenida XV de Novembro. A propriedade do casal Luiz Pedro Poltronieri e Olivia Poltronieri é uma das que mais marcaram a memória dos maringaenses.

Segundo depoimentos de Olivia, quando o casal chegou a Maringá para fundar o restaurante, não haviam churrasqueiros experientes, sendo necessário trazer profissionais de Curitiba.  

Churrascaria Guarany

Fonte: Acervo e contribuição de Ivani Araújo / Acervo Maringá Histórica

Este registro mostra a Churrascaria Guarany na década de 1960. Segundo relatos, o local era de madeira e tinha uma bela decoração.

O estabelecimento era de propriedade de Cildio Castanho e sua esposa Aurora. Atualmente, o Hotel Golden Ingá funciona no lugar.

Neste registro raro, Pelé, aos 24 anos, aparece de terno ao lado de funcionários da Churrascaria. O rei, junto do time do Santos, vieram a Maringá jogar contra o Grêmio Esportivo de Maringá (GEM). Os visitantes venceram o confronto por 11 x 1.

Car Wash

Fotos: Poliana Sachertt/TripAdvisor

Fundada em 1986, tinha como proposta ser um lava-jato com um bar anexado, para os proprietários dos veículos aproveitarem o espaço enquanto aguardavam as lavagens.

Com o tempo, o lava-jato foi extinto, e o bar teve o seu fim em 2017, mas o nome permaneceu e até hoje a praça Manoel Ribas, onde o estabelecimento era localizado, é conhecida como “Praça do Car Wash”.

LEIA TAMBÉM – Relembre as baladas que fizeram sucesso neste século em Maringá.

Sair da versão mobile