14 dos 15 vereadores de Maringá concorrem à reeleição; cidade tem número recorde de candidatos ao cargo
14 dos 15 vereadores de Maringá concorrem à reeleição. Os que eram suplentes e assumiram uma cadeira durante a legislatura evitam o termo reeleição.
Entre os vereadores, apenas Carlos Mariucci, do PT, não disputa uma vaga na Câmara. Ele sai como candidato a prefeito.
Concorrem à reeleição: Alex Chaves, do MDB; Altamir dos Santos, do Podemos; Belino Bravin, do PSD; Flávio Mantovani, da Rede; Jean Marques, do Podemos; Mário Hossokawa, do Progressistas; Mário Verri, do PT; Odair Fogueteiro, do PDT; Onivaldo Barris, do PSL; Sidnei Telles, do Avante, Willian Gentil, do PSB.
Os vereadores que foram eleitos suplentes e durante a legislatura assumiram uma vaga também vão disputar as eleições para vereador.
Dr Jamal era do PSL, suplente de Do Carmo, agora está no PSB. Professor Niero era do PV, suplente de Homero Marchese, agora está no MDB. E Luiz Pereira, era do PTB, suplente de Chico Caiana, agora está no Progressistas.
A reportagem apurou que os três evitam usar o termo reeleição, uma vez que há uma crítica social em torno deste recurso previsto aos detentores de mandato.
Conforme apurou o colunista da CBN Maringá e do Portal GMC Online da coluna “O Assunto é Política”, Tiago Valenciano, Maringá tem este ano número recorde de candidatos a vereador. No total, 424 pessoas concorrem às vagas do cargo.
Maringá tem 13 candidatos a prefeito
Os eleitores de Maringá poderão escolher o próximo prefeito ou prefeita entre 13 nomes que se apresentam como candidatos. São 11 homens e duas mulheres.
Os nomes foram definidos nas convenções municipais que se encerraram nessa quarta-feira, 16.
São os seguintes candidatos e candidatas a Prefeitura de Maringá, por ordem alfabética e pelo nome que se apresentam:
Akemi Nishimori – pelo PL (vice em aberto);
Annibal Bianchini – do PTC (vice Cristiane Tazinafo);
Carlos Mariucci do PT (vice José Márcio Peluso do PDT);
Coronel Audilene do Progressistas (vice em aberto);
Dr. Batista do DEM (professora Lilian);
Edmilson Silva do PSOL (vice Osmar Batista);
Eliseu Fortes – do Patriota (vice Eliane de Oliveira Silva);
Evandro Oliveira – do PSDB (vice em aberto);
Homero Marchese – Pros (vice coronel Fahur);
José Luiz Bovo – do Podemos (vice César Moreno);
Rogério Calazans – do Avante ( vice Lu Peder);
Ulisses Maia – do PSD (vice Edson Scabora do MDB).
Valdir Pignata – do Cidadania (vice José Antonio Vilchenski);
O colunista Tiago Valenciano diz que embora ainda seja possível desistências e faltem três vices para confirmar, o mapa político para as eleições municipais de Maringá está desenhado.
“A gente já tem o quadro bem mapeado de Maringá […]. Tem alguns partidos políticos que ainda não identificaram quem são os candidatos a vice, pelo menos não foi anunciado ainda de forma oficial, até porque o prazo para realização a convenção e da escolha dos candidatos se encerrou na data de ontem [quarta-feira, 16]. Então do dia 17 de setembro ao dia 26, nós temos somente o período de registro de candidatura, abertura de contas bancária, identificação dos candidatos por CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] e essas burocracias pertinentes a Justiça Eleitoral. Mas a gente já tem um quadro bem definido, são 13, ainda, chamados de pré-candidatos, algumas pessoas já dizem que são candidatos, mas até começar a campanha, por prudência, a gente continua chamando de pré-candidato a prefeito. Os partidos coligados já foram praticamente todos acertados entre eles”, explica Valenciano.
Entre as coligações já definidas estão: Progressistas e PSB; PL e PRTB; Podemos e Solidariedade; PT e PDT; PSD, MDB, Rede, PV e PSL; Democratas e PMN; Pros, PSC, PTB e Republicanos.
As atas das convenções vão ser atualizadas no site da Justiça Eleitoral ao longo desta quinta-feira, 17.