A Lei dos 30 segundos


Por De olho no céu, por Acácio Cordioli

Lei dos trinta segundos

Que os raios são perigosos e surpreendentes todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é que existe algumas maneiras de se prevenir e saber se você está ou não correndo o risco de ser atingido por um raio.

No meu caso os raios são sempre um risco iminente, por isso utilizo muito a lei dos trinta segundos, que nada mais é que contar trinta segundos após avistar uma descarga elétrica. Se o som da trovoada for ouvido antes de terminar a contagem dos 30 segundos, isso significa que já estou em risco e devo buscar abrigo. Caso a trovoada seja ouvida após os 30 segundos ainda estou seguro.

Além dessa técnica, há uma outra dica que é ficar atento aos calafrios e notar se os pelos dos braços ou o cabelo estão “levantados”. Isso costuma acontecer quando você está se tornando um ponto de atração do raio, sendo uma situação de perigo extremo, pois o raio pode te atingir a qualquer momento.

Nesse caso, a busca de abrigo deve ser imediata. O ideal é entrar em um veículo e permanecer ali com os vidros fechados. Mas caso não haja um carro perto e pior, ainda estiver em campo aberto, o correto é se agachar, não deitar, tentar proteger a cabeça e aguardar.

E NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, VÁ PARA BAIXO DE UMA ÁRVORE QUANDO UMA TEMPESTADE SE APROXIMAR!

Até semana que vem!

Sair da versão mobile