Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de dezembro de 2026

Aeronautas negociam com empresas de aviação e afastam greve no setor


Por Agência Estado Publicado 28/12/2025 às 18h39
Ouvir: 00:00

Representantes dos trabalhadores e das empresas do setor aéreo brasileiro aprovaram a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos aeronautas para os anos 2025/2026, evitando a deflagração de greve. As negociações foram mediadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), sob o acompanhamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) previa a possibilidade de uma greve de pilotos e comissários diante de impasses nas negociações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Segundo o sindicato, as conversas, iniciadas em setembro com a entidade patronal, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), não avançavam porque as companhias “insistem em conceder apenas o reajuste baseado no INPC”.

O Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que aprovação da CCT reafirma a importância do diálogo da negociação coletiva e parabenizou “o compromisso de todas as partes envolvidas em construir uma solução equilibrada, compatível com o atual momento de forte crescimento da aviação brasileira”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Serial killer da rotatória’ foge de prisão de segurança máxima no Tocantins


Dois detentos fugiram da Unidade de Tratamento Penal de Cariri, penitenciária estadual do Tocantins, na quinta-feira, 25, dia do Natal….


Dois detentos fugiram da Unidade de Tratamento Penal de Cariri, penitenciária estadual do Tocantins, na quinta-feira, 25, dia do Natal….