Aeroporto de Maringá reabre nesta quarta com 6 voos programados


Por Letícia Tristão
Aeroporto de Maringá reabre nesta quarta com 6 voos programados
Foto: PMM

O Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Junior ficou fechado por 15 dias para finalização de obras na pista de pousos e decolagens. A reabertura é nesta quarta-feira, 16. Seis voos estão previstos na grade. O primeiro às 10h10 da companhia aérea Azul (Viracopos/SP-MGF). Os demais voos também são para os aeroportos de Curitiba (PR) e Guarulhos (SP).

Foto: Administração SBMG

De acordo com o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, as obras nessas duas semanas ocorreram dentro do previsto e o Aeroporto de Maringá agora já tem a maior pista de pousos e decolagens do Paraná.

“O pessoal trabalhou em média 20h por dia, aproveitando cada período seco. Tivemos dias de chuva que não interferiram nas obras, que foram entregues nos 15 dias. Hoje já temos a maior PPD do Paraná, são 2.380 metros de pista. Temos também uma nova taxway”, destaca.

Foto: Administração SBMG

Segundo Rezende, a ocupação das aeronaves vem mantendo a média de 80% a 90%. A previsão da administração é que 20 mil passageiros passem pelo local nessa última quinzena de dezembro. O número é muito baixo se comparado a dezembro do ano passado, inclusive por causa do retorno da Latam, mas em função da situação causada pela pandemia, os números são considerados bons.

“Nossa previsão de assentos disponíveis em Maringá é de 12 mil para embarque se 12 mil para desembarques. Se falarmos da taxa de ocupação que está entre 80% a 90%, estamos falando de 20 a 22 mil passageiros, que é a expectativa que temos para este fim de ano. Abaixo do ano passado, quando tivemos 74 mil passageiros em dezembro. Lembrando que há um ano a Latam retornava operaçoes em Maringá. Este ano em função da pandemia, tivemos redução drástica, mas estamos retomando. Estamos com média de 60% do que já tivemos no ano passado”, explica.

As obras no Aeroporto de Maringá começaram no final de 2019. O investimento foi de R$ 81 milhões. Segundo rezende, 80% das obras estão completas.

A previsão inicial era que no final deste ano as obras fossem finalizadas. Mas segundo Rezende, ficaram detalhes que não interferem no funcionamento do aeroporto. A expectativa é que tudo seja entregue em fevereiro.

“Temos 80% da obra concluída. A obra foi dividida em três fases, mas que podem acontecer de forma simultânea. Temos coisas das três fases ocorrendo no momento. Todas as obras que estão sendo concluídas não tem mais impacto no operacional de interdição total do aeroporto. Creio que em fevereiro estejamos com todas as conclusões da obra feitas”, disse.

Sair da versão mobile