Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Agromuseu será lançado nesta quinta


Por Redação GMC, Especial Expoingá 2019 Publicado 09/05/2019 às 12h43 Atualizado 21/02/2023 às 13h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Apresentando ampliações de fotografias que mostram importantes momentos da vida no campo na região de Maringá e objetos que pertenceram a famílias de agricultores pioneiros, será lançado nesta quinta-feira (9) o Agromuseu, projeto concebido pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), que começa a ser executado na Expoingá deste ano, mas que no futuro estará presente em boa parte da área do parque de exposição Francisco Feio Ribeiro.

O Agromuseu de Maringá, um dos primeiros do Brasil, pretende contar a história da agricultura no mundo, a ocupação dos territórios, os diferentes ciclos da produção rural, como viviam as famílias em cada um desses ciclos e instrumentos que foram importantes em cada época.

A apresentação acontece às 18 horas na Fazendinha da Emater, com a presença da diretoria da SRM, autoridades e estudantes. A princípio será aproveitado o antigo barracão da Fazendinha, onde nos últimos anos aconteciam, durante a Expoingá, exposições de plantas e flores.

O consultor Marcelo Seixas, que elaborou o projeto que resultou na autorização do governo federal para a captação de R$ 4 milhões pela Lei Rouanet para a implantação do Agromuseu, diz que a partir do lançamento começa a campanha para angariar acervo.

“Muitas famílias de Maringá e região têm em casa objetos que foram utilizados por seus pais e avós quando iniciaram plantações de café, algodão, cana ou mesmo preparavam áreas para criação de gado. Estes objetos terão importância cultural quando tiverem sua história contada no museu a céu aberto”, diz.

Seixas explica que o acervo do Agromuseu da Sociedade Rural não vai se sobrepor ao dos outros museus da região e que, com o tempo, ele vai influenciar na configuração do parque de exposições de Maringá, que precisará ser requalificado para poder contar também com acervo vivo, como plantas e animais.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…