Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de outubro de 2024

Apagão em SP: Enel terá ‘empréstimo’ de funcionários do exterior; saiba quais países


Por Agência Estado Publicado 14/10/2024 às 20h03
Ouvir: 00:00

Operadores de unidades da Enel de outros países foram convocados pela distribuidora para ajudar no trabalho de restabelecer a energia elétrica em São Paulo e em demais cidades da região metropolitana da capital, afetadas pelo temporal da última sexta-feira, 11.

Ao todo, 2,1 milhões de clientes foram afetados, e cerca de 400 mil ainda seguem sem luz na região metropolitana da capital, área de concessão da empresa. As cidades mais afetadas foram São Paulo, Cotia e Taboão da Serra. Dos 400 mil clientes ainda sem luz, a capital paulista responde por 283 mil, cerca de 70% do total de atingidos.

Em comunicado divulgado nesta segunda, 14, a Enel disse recebeu o reforço de outras distribuidoras – Light, Neoenergia, Elektro, EDP – e que mobilizou profissionais das unidades da empresa instaladas no Chile, Itália, Espanha e Argentina. Equipes que atuam na Enel do Rio de Janeiro e do Ceará também foram convocadas e chegaram a São Paulo no final de semana.

Para resolver os danos causados à rede de baixa tensão será necessária a troca de postes e “quilômetros de cabos”, diz a empresa que afirma que vai restabelecer a energia para todos em três dias. Até o momento, a Prefeitura de São Paulo registrou 386 ocorrências de quedas de árvores. “Destas, 75 aguardam a atuação da empresa Enel para que as equipes municipais iniciem o trabalho”, disse a gestão municipal na noite desta segunda.

Com o reforço, a quantidade de funcionários da Enel em campo, atuando para o retorno da energia elétrica, é de 2,9 mil técnicos, segundo a concessionária. “Para atender casos críticos, a Enel disponibilizou 500 geradores (40 de grande porte) para serviços essenciais, como hospitais, e clientes que dependem de eletricidade para manutenção de equipamentos hospitalares, por exemplo”, informou a empresa.

A Enel afirma também que investe cerca de R$ 6,2 bilhões em São Paulo de 2024 a 2026, e que, dentro do plano de investimento estão modernizar as redes, ampliar a capacidade dos canais de comunicação com os clientes e contratar mais funcionários próprios para atuar em campo.

Enel afirma que vai restabelecer energia em três dias

A Enel também informou nesta segunda-feira que entrou em um acordo com a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, e afirma que vai restabelecer, dentro de três dias, a energia elétrica para “todos os clientes” afetados pelas chuvas da última sexta.

O período é o mesmo determinado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para a concessionária sanar a falta de luz que atinge ainda cerca de 400 mil pessoas na capital e na Grande SP. “Em acordo feito com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a empresa cumprirá o prazo de três dias para restabelecer totalmente o fornecimento de energia a todos os clientes”, disse a Enel, em nota.

Apesar das cobranças de Prefeitura de São Paulo, governo paulista via Procon-SP, e governo federal, a empresa não informava um prazo para o retorno completo das operações até esta segunda.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mãe faz ‘gambiarra’ e puxa energia do carro para manter filha viva: ‘Fiz de tudo’


Luciana Nietto precisou conectar o aparelho respirador da filha no acendedor de cigarro do carro, por meio de três extensões,…


Luciana Nietto precisou conectar o aparelho respirador da filha no acendedor de cigarro do carro, por meio de três extensões,…

Geral

Vice-líder do governo propõe que comissões da Câmara investiguem Enel por apagão em SP


O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) protocolou nesta segunda-feira, 14, um requerimento para criar uma comissão externa da Câmara…


O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) protocolou nesta segunda-feira, 14, um requerimento para criar uma comissão externa da Câmara…

Geral

Otimizar serviços de saúde demanda inteligência para aplicar recursos, tarefa mais fácil com IA


Medicamentos, equipamentos, profissionais qualificados. Oferecer uma boa assistência médica custa dinheiro e torná-la acessível a mais pessoas é conta difícil…


Medicamentos, equipamentos, profissionais qualificados. Oferecer uma boa assistência médica custa dinheiro e torná-la acessível a mais pessoas é conta difícil…