Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024

Banho e Tosa no frio?


Por Dra. Ana Bolfer Valencio Publicado 29/05/2019 às 11h08 Atualizado 22/02/2023 às 16h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá pessoal!

O friozinho está chegando e junto com ele surgem algumas (várias) dúvidas. Vou tentar esclarecer algumas delas neste mês de julho, mas queria começar com algo básico que é o banho e tosa.

As pessoas ficam em dúvida se devem ou não levar seus animais para tomar banho no pet shop no inverno com medo de seus animais passarem frio, ficarem resfriados, etc. E também não sabem o que fazer em relação a tosa dos seus animais quando eles passam a maior parte do ano tosados.

Vamos lá! 

Se o seu pet é acostumado a tomar banho semanalmente no pet shop, você pode sim continuar o levando mesmo no inverno. Porém, alguns pontos muito importantes devem ser levados em consideração:

1- O pet shop precisa ter o local de banho e tosa protegido de vento e frio, de preferência com aquecimento.

2- A água do banho precisa ser aquecida, afinal de contas, ninguém merece tomar banho frio, muito menos no inverno não é?

3- Peça um cuidado maior na hora da secagem, no inverno o pêlo costuma demorar um pouco mais para secar e alguns animais voltam pra casa úmidos. Essa umidade pode causar doenças de pele como a proliferação de fungos.

4- Observe se o pet shop faz uma secagem correta das toalhas utilizadas após o banho. No inverno não podemos contar com a secagem ao ar livre e as toalhas que ficam úmidas também podem “contaminar” seu animal com fungos (além do mal cheiro).

5- Evite levar o animal ao banho naqueles dias EXTREMAMENTE frios. 

6- Se for possível, prefira agendar o banho para os períodos do dia aonde a temperatura pode estar um pouco mais alta e confortável, entre as 11h e 15h da tarde.

Agora sobre a tosa, se o seu animal costuma ser tosado por qualquer motivo que seja importante a você (motivos estéticos ou pela praticidade), repense deixá-lo com o pêlo sem tosar pelo menos no inverno. A pelagem ajuda a manter a temperatura corporal do animal protegendo-o do frio intenso. Caso a tosa seja realmente imprescindível, pense em fazer uma tosa mais suave, sem retirar completamente a pelagem do animal.

Outro cuidado importante é na hora de usar as roupinhas. Alguns animais de pêlo mais longo podem formar nós grandes quando utilizam roupinhas por muito tempo. Então a dica é: se quiser colocar roupinha, utilize apenas em extrema necessidade e retire a roupinha periodicamente para escovar o pelo do animal.

Qualquer dúvida estou a disposição!

Um abraço!

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Loja da Havan fica debaixo d’água em Lajeado, no Rio Grande do Sul


Uma loja da rede varejista Havan na cidade de Lajeado ficou alagada por causa das fortes chuvas que têm devastado…


Uma loja da rede varejista Havan na cidade de Lajeado ficou alagada por causa das fortes chuvas que têm devastado…

Geral

Rio Grande do Sul: CNJ autoriza TJ de Minas a transferir R$ 10 milhões para auxílio a vítimas


O ministro Luis Felipe Salomão, da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), autorizou neste sábado, 4, o Tribunal de Justiça de…


O ministro Luis Felipe Salomão, da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), autorizou neste sábado, 4, o Tribunal de Justiça de…