Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Belcher Farmacêutica, de Maringá, e PUCMED assinam convênio para produção de medicamento à base de canabidiol no Brasil


Por Ivy Valsecchi Publicado 13/12/2022 às 19h09
Ouvir: 00:00
Belcher Farmacêutica, de Maringá, assinou convênio com a PUCMED para produção de fármacos à base de canabidiol no Brasil. Foto: Divulgação.

A Belcher Farmacêutica, de Maringá, especializada no desenvolvimento, fabricação e distribuição de medicamentos complexos, e a Productora Uruguaya de Cannabis Medicinal (PUCMED) acabam de assinar um convênio com foco na produção de fármacos à base de canabidiol no Brasil. A parceria foi firmada durante a Expocannabis 2022, com a presença de Sérgio Vázquez, representante do Ministério da Agricultura do Uruguai e membro da junta diretiva do Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (IRCCA). O convênio terá validade a partir de 2023.

Fundada em 2011, em Maringá (PR), a Belcher Farmacêutica tem ainda duas sedes na Flórida, nos Estados Unidos, país que é o maior consumidor de medicamentos com canabidiol do mundo. Além disso, a empresa conta com parceiros estratégicos e tecnológicos no Brasil e no exterior, como Israel, Suíça, Itália, China, Índia, Rússia, Canadá, Paraguai, Uruguai e Polônia, entre outros.

Já a Productora Uruguaya de Cannabis Medicinal (PUCMED) foi fundada em 2019, na Zona Franca de Florida, no Uruguai, e conta com sede internacional em Curitiba (PR). A empresa se consolidou como uma das grandes referências mundiais no cultivo de flores de cannabis e no fornecimento de derivados de biomassa vegetal para fins industriais e científicos. Em solo uruguaio, a produtora conta com uma área com 8 hectares para o cultivo de flores de cannabis, que seguem os mais elevados padrões globais de excelência para uso medicinal. São 11.000 m² de estufas climatizadas, com produção semihidroponia, e 5.000 m² de área aberta para cultivo orgânico desenvolvido somente com produtos autorizados pela União Europeia.

“Este consórcio será pautado no desenvolvimento de novos produtos com o objetivo de aumentar a acessibilidade de medicamentos com canabidiol para a população brasileira. Visamos garantir um produto de qualidade e com valores mais acessíveis, já que todo o processo, desde o cultivo até a formulação das receitas, será realizado pelo consórcio PUCMED-Belcher no Brasil”, conta o CEO da PUCMED, Dr. Alfonso Cardozo.

Com o convênio, que contou com o intermédio da BW Trading, as empresas passam a trabalhar em parceria para o desenvolvimento do mercado brasileiro, utilizando toda a expertise farmacêutica da Belcher e a excelência na produção de flores de cannabis que transformaram a PUCMED em uma referência global. Além disso, os produtos produzidos serão introduzidos no mercado pela startup Anna Medicina Endocannabinoide, que acaba de lançar um marketplace para a aquisição de produtos com canabidiol no Brasil e vai criar os primeiros espaços físicos sobre o tema no país: na Santa Casa de Curitiba, hospital referência no Estado, e no Eco Medical Center, um ecossistema completo de clínicas e serviços médicos.

“Estamos muito orgulhosos com esse consórcio firmado com a PUCMED que vai nos permitir iniciar um novo ciclo para melhor atender os pacientes do mercado brasileiro, a partir da elaboração de medicamentos mais acessíveis, devido à solução logística do nosso país vizinho Uruguai, e seguindo os padrões de certificações internacionais e autorizações sanitárias da Anvisa”, diz o CEO da Belcher Farmacêutica, Emanuel Catori.

Cannabis medicinal no Brasil e no mundo

Foto: Divulgação.

Atualmente, duas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a 327 e a 660, regulam a importação e a aquisição de produtos com as propriedades do canabidiol no país, respectivamente. Uma das obrigações é a exigência de receita médica, independentemente do tipo de produto: dos óleos aos cosméticos, incluindo pomadas, bandagens e comprimidos.

Na América Latina, países como Chile, Argentina, Colômbia, México e Equador já flexibilizaram suas normas internas, em diferentes níveis, para incluir o uso medicinal da cannabis. Na Europa, Portugal, Alemanha e Bélgica são alguns dos países que já liberam o uso medicinal da planta em algum nível. Nos Estados Unidos, 35 estados regulamentaram a legalização para fins medicinais.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Como exemplo de Santos pode inspirar São Paulo contra queda de árvores e apagões


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…

Geral

Retiro dos artistas lança ‘vaquinha’ para custear presentes de Natal a seus moradores


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…