Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Bolsas da Europa fecham em baixa, com renovadas tensões no Oriente Médio, mas petroleiras sobem


Por Agência Estado Publicado 17/06/2025 às 13h34
Ouvir: 00:00

As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta terça-feira, 17, retomando os temores da última semana em razão do conflito entre Irã e Israel. Os potenciais impactos no preço do barril de petróleo ampliam a cautela nos mercados, com investidores com receio de renovados impulsos inflacionários pelas cotações mais altas da commodity.

Após sinalizações de que Teerã não buscaria intensificar o conflito, novos ataques e declarações de autoridades renovaram a percepção de que a guerra poderá ter uma escala ampliada. Como vem ocorrendo, empresas de turismo estiveram entre as mais penalizadas, enquanto as de energia ganharam impulso.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,85%, a 542,26 pontos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu na segunda-feira que os iranianos evacuassem Teerã e deixou a reunião de cúpula do G7 no Canadá antes do previsto, mas esclareceu posteriormente que a decisão “não teve nada a ver” com negociar um cessar-fogo entre Israel e Irã.

O TS Securities aponta que o foco permanece na ilha de Kharg – 96% das exportações de petróleo bruto iraniano – e no Estreito de Ormuz no cenário mais catastrófico, que conta com 34% dos fluxos globais de petróleo transoceânico. Com o foco em riscos geopolíticos, ficou em segundo plano um levantamento da Alemanha mostrando que o índice ZEW de expectativas econômica subiu bem mais do que o esperado em junho.

Em Londres, as petrolíferas BP e Shell subiram 2,01% e 1,37%, respectivamente, onde o FTSE 100 caiu 0,46%, a 8.834,03 pontos. Em Paris, a Total subiu 1,81% e o CAC 40 recuou 0,76%, a 7.683,73 pontos. Por outro lado, a aérea Lufthansa teve queda de 2,63% em Frankfurt, onde o DAX cedeu 1,03%, a 23.455,47 pontos.

Em Milão, o FTSE MIB caiu 1,36%, a 39.387,22 pontos. Em Madri, o Ibex35 recuou 1,41%, a 13.911,70 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 teve queda de 1,31%, a 7.447,30 pontos.

Enquanto isso, o BBH aponta que autoridades do Banco Central Europeu (BCE) estão parecendo mais confiantes.

O dirigente do BCE Yannis Stournaras disse nesta terça que “parece que atingimos uma inflação de 2%, taxas de juros de 2%, então a taxa real do banco central é zero. Estamos em um primeiro ponto de equilíbrio”. No entanto, ele acrescentou que “não sabemos se esse equilíbrio será mantido. Se a economia europeia enfraquecer ainda mais, se a inflação cair ainda mais, abaixo da meta – algo que não queremos – então podemos prosseguir com novos cortes de juros, mas dependemos dos dados, reunião por reunião. Há tanta incerteza que não é possível dizer com antecedência se terminamos ou não”.

O mercado vê menos de 10% de chances de um corte na próxima reunião em 24 de julho. Olhando para o futuro, mais um corte de 25 pontos-base está precificado para este ciclo, conclui o banco.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Haddad: Apresentamos à Câmara cálculos para que peça orçamentária tenha consistência


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, 16, ter apresentado a parlamentares cálculos da pasta para votação do…


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, 16, ter apresentado a parlamentares cálculos da pasta para votação do…

Economia

Câmara confirma retirada do limite do imposto seletivo para bebidas açucaradas


Por 242 votos a 221, a Câmara dos Deputados confirmou nesta terça-feira, 16, a retirada do teto de 2% para…


Por 242 votos a 221, a Câmara dos Deputados confirmou nesta terça-feira, 16, a retirada do teto de 2% para…

Economia

Câmara aprova redação final de projeto que regulamenta reforma tributária


A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira, 16, a votação do projeto de lei da regulamentação da reforma tributária, analisando…


A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira, 16, a votação do projeto de lei da regulamentação da reforma tributária, analisando…