Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2025

Bolsas da Europa fecham sem rumo único à espera de decisão do Fed; Galp pesa em Lisboa


Por Agência Estado Publicado 09/12/2025 às 13h52
Ouvir: 00:00

As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta terça-feira, 9, na véspera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) nos Estados Unidos, o que fez os investidores hesitarem no apetite por risco.

Em Londres, o FTSE 100 fechou em queda de 0,03%, a 9.642,01 pontos. Em Frankfurt, o DAX subia 0,53%, a 24.172,29 pontos. Em Paris, o CAC 40 cedia 0,69%, a 8.052,51 pontos. Em Milão, o FTSE MIB subia 0,33%, aos 43.574,50 pontos. Em Madri, o Ibex 35 teve alta de 0,13%, a 16.734,50 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 recuava 1,33%, a 8.090,50 pontos. As cotações são preliminares.

Um dia antes do provável corte nos juros pelo Fed, a atenção do mercado se concentra nas expectativas de como será a divisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) sobre o quanto mais proteção precisa fornecer para uma economia que apresenta uma combinação incomum de crescimento sólido, mas contratações lentas, na avaliação do Russell Investments. “Esperamos que o Fed reduza ou interrompa seu ciclo de afrouxamento monetário no início de 2026”, pondera.

No noticiário europeu, a presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), Claudia Buch, alertou que os riscos geopolíticos e as incertezas macrofinanceiras estão “exacerbados”.

Também nesta terça, a Comissão Europeia iniciou uma investigação contra o Google por uso de conteúdos para inteligência artificial (IA) e, na ponta da tecnologia, o anúncio do Google de que lançará óculos de IA no próximo ano fez a fabricante EssilorLuxottica, que firmou parceria com a Meta para modelos inteligentes, cair 5,74%.

A Galp derreteu 14,34% e pesou em Lisboa após acordo com a TotalEnergies sobre licença de exploração de petróleo na Namíbia.

Dentre outros destaques, os papéis de defesa registraram forte alta. A alemã Rheinmetall ganhou 4,23%, a sueca Saab avançou 2,96% e a britânica Rolls-Royce subiu 0,4%, com informações da Bloomberg de que a Alemanha deverá aprovar encomendas no valor de 52 bilhões de euros na próxima semana. O setor também é impulsionado pelo impasse em relação ao cessar-fogo no Leste Europeu.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bolsas da Ásia fecham em sua maioria em queda sob peso da Oracle e sinalização do Fed


Por Patricia Lara São Paulo, 11/12/2025 – As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira, com o humor arranhado pela…


Por Patricia Lara São Paulo, 11/12/2025 – As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira, com o humor arranhado pela…

Economia

Axia Energia inicia obras de transmissão no Ceará com investimentos de R$ 3,6 bilhões –


A Axia Energia iniciou as obras dos Lotes 3 e 5 do Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),…


A Axia Energia iniciou as obras dos Lotes 3 e 5 do Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),…

Economia

BC: projeção de IPCA de 12 meses no 2º tri de 2027 passa de 3,3% para 3,2%


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central revisou sua projeção para a inflação acumulada em 12 meses até…


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central revisou sua projeção para a inflação acumulada em 12 meses até…