Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com atenções voltadas para reunião entre Trump e Putin


Por Agência Estado Publicado 15/08/2025 às 13h30
Ouvir: 00:00

As bolsas da Europa fecharam sem sinal único nesta sexta-feira, 15, em uma sessão esvaziada, marcada pelas expectativas pelo encontro entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, voltada para a guerra na Ucrânia. Apesar de sinalizações de que a reunião não deve terminar com soluções definitivas para o conflito, há perspectivas de que abra espaço para novas negociações, potencialmente envolvendo líderes europeus e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Segue no radar ainda a postura do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), especialmente depois que os dados de inflação ao produtor mais altos que o esperado nos Estados Unidos reduziram as chances de maiores cortes de juros pela autoridade.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,06%, a 553,56 pontos. Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,42%, a 9.138,90 pontos. Em Frankfurt, o DAX recuou 0,07%, a 24.359,30 pontos. Em Paris o CAC 40 subiu 0,67%, a 7.923,45 pontos. As cotações são preliminares.

Zelensky disse nesta sexta que “chegou a hora de acabar com a guerra”, antes de Trump, e Putin se reunirem no Alasca para discutir o possível fim do conflito russo-ucraniano. O ucraniano manifestou esperança de que a cúpula abra o caminho para a paz e a discussões entre líderes em um formato trilateral, envolvendo EUA, Rússia e o governo ucraniano. “É hora de acabar com a guerra, e as medidas necessárias devem ser tomadas pela Rússia”, disse Zelensky. “Estamos contando com a América”, acrescentou.

Na quinta-feira, o PIB do Reino Unido surpreendeu positivamente, aliviando a pressão sobre a chanceler Rachel Reeves, mas complicando a decisão de novembro do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), aponta Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank. O crescimento está desacelerando, mas não de forma alarmante, enquanto a inflação está subindo, fortalecendo o argumento contra outro corte, avalia. Ainda assim, uma política fiscal rigorosa e possíveis aumentos de impostos no Orçamento de Outono podem pesar sobre o crescimento – embora o BoE não possa agir com base em especulações, pontua. Já a zona do euro expandiu apenas 0,1% no segundo trimestre, com a produção industrial e o emprego fracos mantendo a ala dovish do Banco Central Europeu (BCE) sob controle, avalia.

Em Paris, a ação da Renault subiu 1,47%, após anúncio de que a empresa prepara um movimento estratégico no segmento de veículos eletrificados, fortalecendo sua colaboração com a chinesa Geely para criar uma nova linha de SUVs híbridos e elétricos direcionados a países emergentes, entre eles o Brasil e outros mercados da América Latina.

Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,47%, a 15.277,20 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 avançou 0,75%, a 7.780,46 pontos. Em Milão, os mercados estiveram fechados por um feriado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Hassett diz que Fed pode rejeitar opiniões de Trump se for escolhido presidente do BC dos EUA


Um dos principais candidatos à indicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à presidência do Federal Reserve (Fed), Kevin…


Um dos principais candidatos à indicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à presidência do Federal Reserve (Fed), Kevin…

Economia

Setor financeiro é o maior pagador de impostos do país e cresce mais que PIB, diz estudo do FIN


O setor financeiro é o que mais paga impostos federais no Brasil desde pelo menos 2011, indica estudo da Confederação…


O setor financeiro é o que mais paga impostos federais no Brasil desde pelo menos 2011, indica estudo da Confederação…

Economia

Opportunity desponta como favorito a comprar ex-projeto de mina e Porto de Eike


A Bemisa, mineradora do banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, é forte candidata a fechar a compra do Porto…


A Bemisa, mineradora do banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, é forte candidata a fechar a compra do Porto…