Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Brasil fica em 2º lugar em ranking de países de crescimento do PIB


Por Agência Estado Publicado 30/05/2025 às 13h48
Ouvir: 00:00

Com o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,4% no segundo trimestre ante o período anterior, o Brasil teve o segundo maior crescimento dentre uma lista de 58 países, elaborada pela agência de classificação de risco Austin Rating com dados já conhecidos para o período. O Peru, com 2,4%, foi o país que mais cresceu. Ao lado do Brasil, com a mesma taxa de crescimento, figuram Arábia Saudita e Noruega.

Imediatamente atrás do Brasil ficaram Irlanda (1,2%), Holanda (1%), Indonésia (0,9%), em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.

Empatados em sexto lugar, com expansão de 0,8%, figuram Croácia, Espanha, Japão, Sérvia e Tailândia.

As duas maiores economias do mundo, EUA e China, tiveram incremento de 0,7% e ficaram no sétimo lugar, empatadas com Chipre, Lituânia e Malásia.

Outras das maiores economias do mundo tiveram desempenho mais modesto: Reino Unido (0,6%), no oitavo lugar; Canadá (0,5%), no nono lugar; França (0,3%), no 11º lugar; e Itália (0,2%), no 12º lugar.

No campo negativo apareceram Alemanha (-0,1%), no 15º lugar; Coreia do Sul (-0,2%), em 16º; Suécia (-0,3%), em 17º; e Chile (-0,6%), em 18º.

Segundo a Austin, o Brasil deve ocupar a oitava posição no ranking de maiores economias do mundo neste ano e no próximo. A agência usa projeções de crescimento feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o volume estimado para o PIB de diferentes países em dólares. Pelas previsões do FMI, o PIB brasileiro cresceria 2,1% em 2024 e em 2025.

Em 2023, a alta de 2,9% no PIB brasileiro já tinha feito o Brasil subir duas posições nesse ranking das maiores economias do mundo, passando da 11ª colocação em 2022 para a nona posição no ano passado. A nova projeção com o País na oitava colocação geral representa mais um avanço, portanto.

Com uma expansão projetada de 2,1% em 2024 e em 2025, o Brasil superaria as economias da Itália, Canadá, Rússia, México, Austrália, Coreia e Espanha, sendo menor somente que a dos Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Índia, Reino Unido e França.

Por falta de dados disponíveis do trimestre analisado, Macau, Vietnã, Índia, Armênia, Uzbequiestão, Mogólia, Moçambique e Rússia ficaram nas últimas posições do ranking.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem 13 mil na semana, para 224 mil


O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana encerrada em 13 de dezembro caiu 13 mil, a…


O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana encerrada em 13 de dezembro caiu 13 mil, a…

Economia

Nos EUA, CPI sobe 0,2% nos 2 meses de setembro a novembro e taxa anual avança 2,7%


O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% nos dois meses de…


O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% nos dois meses de…

Economia

BCE mantém juros pela 4ª vez seguida, após avanço inesperado do PIB e inflação sob controle


O Banco Central Europeu (BCE) deixou suas principais taxas de juros inalteradas pela quarta vez seguida nesta quinta-feira, 18, visto…


O Banco Central Europeu (BCE) deixou suas principais taxas de juros inalteradas pela quarta vez seguida nesta quinta-feira, 18, visto…