Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Câncer de próstata: homem insiste e descobre tumor após anos de testes


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 06/12/2025 às 15h49
Ouvir: 00:00

O advogado Jorge Gomes do Couto, 64 anos, recebeu um diagnóstico de câncer de próstata mesmo após anos realizando exames regulares desde os 50 anos. A descoberta da doença veio em abril de 2023 após uma intuição pessoal. Apesar de já ter passado por duas biópsias anteriores negativas, ele insistiu em fazer uma nova investigação quando o exame do antígeno prostático específico (PSA) voltou a subir.

“Meu PSA começou a subir de novo. Eu já tinha feito duas biópsias, ambas mostrando apenas hiperplasia benigna, mas algo dentro de mim dizia que não estava tudo bem. Os médicos diziam que não era necessário fazer um novo exame de imediato, pois no de toque nada sugeria irregularidade, mas uma sensação interna me dizia que eu podia estar desenvolvendo câncer”, lembra Jorge.

Esse tipo de incerteza com o exame de PSA é comum, pois ele não é um teste diagnóstico definitivo por si só. Segundo o radiologista Wilson José de Almeida, presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), este exame é um indício que deve ser avaliado de forma mais aprofundada.

LEIA TAMBÉM: ‘Não tem valor que pague’: maringaense personaliza Fusca inspirado no Relâmpago McQueen

image
Reprodução/Acervo pessoal

“O PSA é um marcador útil, mas não é específico de câncer. Há várias situações benignas ou circunstâncias que podem alterar seus níveis, sendo necessário uma avaliação clinica mais aprofundada. Além disso, a sensibilidade e especificidade do PSA e do toque retal combinados apresentam alguma limitação, por isso é importante avaliar os resultados junto com o paciente e seus fatores específicos de risco“, diz.

Câncer de próstata

  • O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do de pele, segundo o Ministério da Saúde.
  • Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Os sinais mais comuns incluem dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de ir ao banheiro mais vezes durante o dia ou à noite.
  • As causas não são totalmente conhecidas, mas alguns fatores como idade, histórico familiar, obesidade, alimentação, tabagismo e exposição a produtos químicos podem aumentar o risco.
  • A doença é confirmada após a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que são prescritos a partir da suspeita do médico especialista.

Jorge sabia que muitos homens só descobrem a doença tardiamente, quando as possibilidades de tratá-la são muito mais restritas, e por isso decidiu agir antes que o tempo se tornasse um inimigo. Ele descreve essa insistência como uma “inspiração divina”, uma intuição forte, que o levou a fazer a terceira e derradeira biópsia.

“Eu pensava assim: se o exame apontar algo, começo o tratamento cedo e tenho mais chances de cura; se não apontar nada, fico em paz. Então, a insistência veio dessa voz interior e da responsabilidade com minha própria saúde”, relata.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem é preso em flagrante na Bahia após tentar estuprar médica em UBS


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…