Casal maringaense é abençoado pelo Papa durante lua de mel

O casal Beatriz Alonso Massias, 30, e Rodrigo Jardim Ragazzi, 35, acaba de retornar de um encontro inesquecível: os engenheiros recém-casados puderam cumprimentar o Papa Leão XIV após receber a bênção do pontífice. “Foi um momento muito lindo para nós”, diz Beatriz, emocionada.
Ela e Rodrigo se casaram no dia 16 de agosto e planejaram uma viagem pela Itália, adequando o itinerário para poder estar em Roma em uma quarta-feira. É que semanalmente, nesse dia, há a bênção para os recém-casados. “Começamos em Veneza, fomos até a região das Dolomitas, passamos por Florença, Toscana, para só então chegar a Roma, na terça, dia 16, e estar no Vaticano para a benção no dia 17, na quarta-feira”, detalha.

O casal ficou sabendo da possibilidade por meio de alguns amigos e organizou a viagem já pensando na chance de conhecer o líder da Igreja Católica. Para isso, chegaram três horas antes da audiência papal à Praça de São Pedro e aguardaram pacientemente. “O Papa faz a leitura do Evangelho e faz uma homilia para os fiéis. Esse ano, estava muito lotado por conta do ano jubileu. Então tinham vários peregrinos. A Praça de São Pedro ficou lotada. E ao final dessa audiência, ele faz uma bênção para os doentes, que ficam sentados próximos a ele, as pessoas mais debilitadas, algumas crianças, e aí faz essa bênção papal para os recém-casados”.
Para quem quer ter a mesma experiência, a maringaense detalha o passo a passo. “Você tem que entrar no site da Casa Pontifícia, o site oficial do Vaticano, e se inscrever. Todo mundo que quiser pode participar dessa audiência. Eu reservei com dois meses de antecedência. Para essa bênção de recém-casados, você fala a data que casou. E, no dia, você tem que ir de branco. Eles sugerem até ir com o próprio vestido do casamento, e o marido ir de terno, bem social, para que eles, visivelmente, reconheçam e consigam te destinar a essa ala separada. Os requisitos para você conseguir isso, além de fazer inscrição no site, é você ter se casado na Igreja Católica há, no máximo, 90 dias. Eu não precisei mandar nenhuma documentação antes, só levei a certidão de casamento no dia. Um dia antes a gente foi no Vaticano, pegou os convites, e no dia eu apresentei os convites e a nossa certidão de casamento. Eles conferiram os nossos nomes e a data para que a gente pudesse sentar. É importante ressaltar que não tem custo nenhum”.
Apesar de a benção ser para todos, como são dezenas de casais, nem todos recebem o cumprimento do pontífice. “Ele cumprimentou só os primeiros casais das duas primeiras fileiras. Graças a Deus a gente teve esse privilégio. A emoção foi incrível. Segurar a mão de um homem tão sábio e sermos abençoados por ele depois de 31 dias do nosso casamento foi incrível”, comemora a maringaense.
Confira o momento em que o casal de Maringá é cumprimentado pelo Papa:
