17 de julho de 2025

Católicos estão em queda e evangélicos em alta, mas com ritmo menor, diz Censo do IBGE


Por Agência Estado Publicado 09/06/2025 às 10h24
Ouvir: 01:28

O número de evangélicos continua crescendo no País, embora em um ritmo um pouco menos acelerado do que o observado no passado. Os evangélicos, hoje, já representam mais de um quarto da população brasileira. A informação está no Censo 2022: Religiões, divulgado na última sexta-feira, dia 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os evangélicos passaram de 21,7% da população em 2010 para 26,9% em 2022 – um aumento de 5,2 pontos porcentuais ante 6,6% na década anterior, revelando uma ligeira queda no ritmo do crescimento. Já os católicos, que eram 65,7% da população em 2010, agora são pouco mais da metade: 56,7%.

Em entrevista concedida à Rádio Eldorado, o teólogo e pesquisador Ronilso Pacheco, que é diretor do Instituto de Estudos da Religião (ISER), disse que há vários fatores que podem explicar a queda do número de católicos. Um deles, seria o fato de “as pessoas estarem mais à vontade para reconhecer sua espiritualidade”. Em relação ao crescimento menor do contingente de evangélicos, ele considerou que “uma presença política muito midiática e a radicalização” podem ter afastado fiéis.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nestlé investe em restauração florestal para gerar até 1,5 milhão de créditos de carbono


A Nestlé, em parceria com a greentech re.green e a gigante do cacau Barry Callebaut, realizará dois projetos de restauração…


A Nestlé, em parceria com a greentech re.green e a gigante do cacau Barry Callebaut, realizará dois projetos de restauração…