Censo 2022: IBGE testa sistema de recenseamento em Jardim Olinda

A cidade de Jardim Olinda, no noroeste do Paraná, tem pouco mais de 1.300 habitantes. O número mais próximo do real só será possível saber após o Censo de 2022. E para que tudo ocorra bem durante o Censo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando uma série de testes.
Em cada estado uma cidade foi escolhida para o teste, que vai avaliar desde o processo seletivo para a contratação de recenseadores e supervisores aos sistemas que vão processar os dados coletados.
No Paraná, Jardim Olinda foi escolhida para o teste porque é a menor cidade do estado, diz Sérgio Ricardo Braga, coordenador regional do Censo Demográfico. “Tem estados que foram escolhidos bairros de capitais, outros foram municípios pequenos, outros nos municípios distantes, como no caso de Amazonas. Mas aqui no Paraná, foi o escolhido o município de Jardim Olinda […]. São municípios diversos, espalhados pelo Brasil inteiro, diferentemente de outras ocasiões, onde eles eram realizados as vezes em um ou dois municípios apenas, em locais concentrados”, explica Braga.
“O objetivo final destes testes, especificamente esse teste no Paraná, em Jardim Olinda, é verificar o funcionamento de todas as etapas”, diz.
O teste já começou e entra agora na fase de coletas. Serão mais duas semanas de trabalho. “Tem outras etapas de trabalho antes da coleta propriamente dita, que é uma pesquisa de entorno que é feita para verificar, por exemplo, a existência de algumas características das ruas, o asfaltamento, a pavimentação, a iluminação pública, a existência de árvores, rampa para cadeirantes, alguns itens, alguns equipamentos públicos ali. Esse trabalho já foi realizado e agora vai começar a coleta”, detalha.
O Censo 2022 será realizado em meados do ano que vem, inclusive nas cidades que participam dos testes. O edital do processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores será publicado ainda este mês.
