Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

China enviará seu astronauta mais jovem em missão espacial e quer pousar na Lua até 2030


Por Agência Estado Publicado 30/10/2025 às 11h38
Ouvir: 00:00

A China afirmou nesta quinta-feira, 30, que está no caminho certo para pousar na Lua até 2030, ao apresentar a próxima equipe que seguirá para sua estação espacial, como parte dos planos do país para se tornar líder na exploração espacial.

“Atualmente, cada programa de pesquisa e desenvolvimento para levar um ser humano à Lua está progredindo sem problemas”, disse o porta-voz do Programa Espacial Tripulado da China, Zhang Jingbo, citando o foguete Longa Marcha 10, os trajes lunares e o veículo de exploração como exemplos de esforços bem sucedido nesse sentido. “Nossa meta de levar um ser humano à Lua até 2030 permanece inalterada.”

A equipe será liderada pelo piloto espacial Zhang Lu, que participou há dois anos da missão Shenzhou-15. Ele será acompanhado pelo especialista de carga Zhang Hongzhang e pelo engenheiro de voo Wu Fei, ambos em seu primeiro voo espacial. Aos 32 anos, Wu Fei se tornará o astronauta chinês mais jovem a participar de uma missão espacial.

Eles fazem parte da missão em andamento para concluir a estação espacial Tiangong, parte importante dos planos chineses de exploração espacial. Cada equipe permanece na estação por seis meses, realizando pesquisas.

A missão, batizada de Shenzhou-21, decolará nesta sexta-feira, 31, às 22h44 no horário local (12h44 no horário de Brasília) do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China.

Os astronautas também levarão quatro ratos nesta viagem – dois machos e duas fêmeas. Eles estudarão os efeitos da ausência de gravidade e do confinamento sobre os animais.

A China iniciou a construção do Tiangong, ou “Palácio Celestial”, após ser excluída da Estação Espacial Internacional devido a preocupações de segurança nacional dos Estados Unidos em relação à ligação direta do programa espacial chinês com o Exército de Libertação Popular. (Com agências internacionais).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…