Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

121 detentos fazem o Enem em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 12/12/2018 às 12h07 Atualizado 19/02/2023 às 08h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em Maringá, 121 detentos fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante as tardes desta terça (11) e quarta-feira (12). Todos participam da categoria Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

Nesta terça-feira, primeiro dia de provas, os detentos fizeram as 90 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Nesta quarta-feira (12), as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. 

Dos 121 presos, 46 são da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), 38 da Colônia Penal e Industrial de Maringá (Cpim), 28 da Casa de Custódia, e nove da 9ª Subdivisão Policial. Na 9ª SDP, são todas mulheres.

A diretora do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja), professora Vilma Biadola, é a responsável pela educação nas unidades prisionais de Maringá. Para ela, saber que têm detentos fazendo o Enem é motivo de orgulho. “Estou muito contente. O nosso objetivo de trabalho é esse mesmo: colaborar para que essa pessoa, que está hoje em privação de liberdade, amanhã, quando ele saia, ele consiga uma vaga no mercado de trabalho, e o estudo é o melhor caminho para isso”, afirma. 

Quem está preso uma hora deve sair. E é por isso que em unidades como a Cpim os detentos devem estudar e trabalhar. Na Colônia, no ano passado, dois dos detentos que fizeram o Enem conseguiram bolsas de estudos: um para Engenharia Civil e, o outro, para Direito.

No Brasil, 41 mil pessoas privadas de liberdade, entre jovens e adultos, fazem o Enem PPL. No Paraná, são 1.700 presos que fazem a prova.

O responsável pela divisão de Educação do Departamento Penitenciário no Estado, Boanerges Silvestre Boeno Filho, diz que a educação é o caminho para a reinserção do preso na sociedade.

Ouça a reportagem completa

Foto da capa: Agência Brasil/divulgação/CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação