Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Chuva forte e granizo derrubam ao menos 69 árvores e causam prejuízos


Por Monique Manganaro Publicado 15/01/2019 às 10h22 Atualizado 19/02/2023 às 15h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ao menos 69 árvores caíram durante o temporal que atingiu Maringá na noite desta segunda-feira (14). De acordo com as primeiras informações da Defesa Civil, oito caíram sobre casas e portões e outras três sobre veículos. Centenas de galhos foram arrancados e ficaram espalhados pelas ruas da cidade. Os números foram atualizados na manhã desta terça-feira (15).

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), das 20h às 23h, foram registrados aproximadamente 27 milímetros de chuva. Imagens registradas por moradores e compartilhadas nas redes sociais mostram que em alguns pontos houve, ainda, queda de granizo, além dos raios e ventos.

Para o técnico em meteorologia Acácio Cordioli, nos locais mais atingidos pelo temporal, é possível que os ventos tenham passado dos 90 km/h. “O evento que aconteceu em Maringá foi uma micro explosão, que é quando uma corrente de ar desce da nuvem e atinge o solo em alta velocidade, esparramando a chuva e causando fortes rajadas de vento”, explica o especialista.

De acordo com ele, esses fenômenos são de difícil previsão, já que nem todas as tempestades geram essas micro explosões.

Segundo a Copel, 24 mil imóveis chegaram a ficar sem energia elétrica na noite desta segunda, em Maringá. Até a manhã desta terça, são 2.600 domicílios desligados.

Conforme a Defesa Civil, os trabalhos nas ruas da cidade continuam e os estragos ainda estão sendo contabilizados. Estão envolvidas equipes da Defesa Civil, das Secretarias Municipais de Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana, do Corpo de Bombeiros, da Copel, além de guardas municipais e policiais militares.

Tempo nesta terça-feira

Para o Simepar, ainda há possibilidade de temporais na região nesta terça-feira. Isso porque, de acordo com o instituto meteorológico, o tempo continua muito instável. As chuvas fortes são esperadas principalmente a partir do período da tarde.

Matéria modificada às 11h dests terça-feira (15) para atualizar o número de árvores caídas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação