38 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Maringá nesta quinta-feira

A chuva atrapalhou um pouco a chegada dos alunos durante a manhã. Os estudantes receberam um kit escolar com menos itens, enquanto a Secretaria de Educação (Seduc) finaliza a licitação para a compra de novos materiais. 1.600 alunos matriculados no ensino regular estão numa lista de espera por período integral.
O volta às aulas para o ano letivo 2025 na rede municipal de ensino em Maringá foi num dia chuvoso.
E a chuva atrapalhou um pouco a chegada dos alunos às escolas e Cmeis na manhã desta quinta-feira, 6.
São mais de 38 mil alunos matriculados em 117 unidades escolares.
E este batalhão de estudantes encontrou escolas limpas, com terrenos roçados e salas de aula preparadas, segundo o secretário Municipal de Educação Fernando Brambilla, que estava numa escola recepcionando pais e alunos.
“Estive pessoalmente hoje na escola municipal com nossa equipe recebendo as crianças e os pais num clima de muita alegria. Algumas crianças no retorno às aulas etiveram um pouco apreensiva, mas é o primeiro dia de aula. Isso é normal”, afirma.
Kit escolar na rede municipal
A licitação não foi concluída no ano passado a tempo de garantir a entrega do kit escolar completo neste ano, por isso, os estudantes estão recebendo, neste primeiro dia de aula, o kit escolar com menos itens. “Nós desmontamos todos os kits, fizemos kits de negócio para que todas as crianças pudessem estar recebendo hoje o mínimo para o início das aulas. Cola, massinha, cadernos, lápis de curr, régua, apontador, tesoura, estujo. São uns materiais mínimos para esse início de aula.
A licitação do uniforme também não foi concluída no ano passado. “O uniforme também está nessa mesma situação, que era para ter terminado a licitação o ano passado. Não aconteceu. Apesar que ele está um pouco mais adiantado do que o kit escolar. Na realidade, nós tivemos problema com a empresa vencedora para a realização dos uniformes. O segundo colocado foi convocado para entregar a peça piloto, que ainda está na fase de entrega, para análise e aprovação, pois o vencedor entregou a peça piloto, mas ela não foi aprovada na sua qualidade, conforme exigiu o edital da prefeitura. Portanto, depois disso, assinamos o contrato para realização da confecção e depois a entrega”, explica.
Ensino integral
Este ano, pais dormiram em filas para garantir a matrícula dos filhos em unidades escolares com ensino integral na rede municipal de Maringá. Mas não há vagas para todos. 1.600 alunos que querem o ensino integral entraram na fila de espera. ” Para o ensino regular os alunos foram acolhidos todos. De fato, não ficou nenhum aluno de fora. Portanto, agora a questão do período integral nós temos ainda a lista de espera”, comenta.
A lista de alunos em espera por vagas em Cmeis é de 762 crianças, mas as vagas já foram compradas e nos próximos dias os alunos começam a estudar. No entanto, a estimativa é que a compra de vagas zere a lista de espera.
