Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

50 raios caem em Maringá durante temporal na madrugada desta terça


Por Iasmim Calixto Publicado 08/08/2023 às 10h41
Ouvir: 00:00
50 raios caíram em Maringá durante temporal na madrugada desta terça. Foto: Acácio Cordiolli/StorMaringá/Ilustrativa

Cerca de 50 raios caíram em Maringá durante o temporal registrado na madrugada desta terça-feira, 8. A informação foi divulgada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Segundo o meteorologista Samuel Braun, diversos raios nuvem-solo atingiram a cidade. “Foram aproximadamente 50 raios nuvem-solo (raios que atingiram o solo). Normalmente temos vários intra-nuvem, que acabam não trazendo impacto para a população.

Braun afirma que os chamados raio-nuvem-solo são os fenômenos que mais causam impactos na população.

Quando ocorrem tempestades, é muito comum a ocorrência de diversos tipos diferentes de descargas atmosféricas. A que impacta a população é o que na meteorologia é chamado de raio-nuvem-solo, ou seja, aquela descarga atmosférica que alcança a superfície terrestre e que acaba provocando, por exemplo, em algumas situações a queda de energia e até mortes“, diz.

Foto: Acácio Cordiolli/StorMaringá/Ilustrativa

O meteorologista ainda explica o fenômeno das descargas atmosféricas chamadas intra-nuvem, que são as principais descargas observadas durante uma tempestade.

No geral, a maior parte das descargas atmosféricas que ocorrem durante uma tempestade são o que nós chamados de intra-nuvem, ou seja, são descargas elétricas que ocorrem dentro da própria nuvem ou de uma nuvem para outra. Essas são as principais descargas atmosféricas que ocorrem durante uma tempestade.

Braun ainda afirma que a quantidade de descargas atmosféricas registradas em Maringá nesta terça-feira está dentro da normalidade do que se espera para uma tempestade.

Foto: Acácio Cordiolli/StorMaringá/Ilustrativa

Durante a madrugada e início da manhã de hoje [terça-feira, 8] nós tivemos em torno de 50 raios nuvem-solo na cidade de Maringá. Não há um número médio, específico, por exemplo, por dia de ocorrência de descargas atmosféricas […] mas é um número normal dentro de uma tempestade que avança pelo estado do Paraná.

QUANTIDADE DE RAIOS REGISTRADOS EM MARINGÁ VIROU MEME NAS REDES SOCIAIS

O perfil Dicionário Maringaense publicou em suas redes sociais diversos memes sobre os raios e trovões registrados nesta madrugada na Cidade Canção. Há quem diga que perdeu o sono por conta do barulho dos trovões.

Me deu refluxo… Dor de barriga… E ainda sai tirando tudo da tomada“, disse uma internauta em uma publicação no Instagram.

Outra internauta disse que muita gente acordou antes mesmo do despertador tocar, em alusão ao barulho dos trovões. “A maioria já acordou antes do despertador tocar“, comentou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação