Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Aeroporto de Maringá é o primeiro do Paraná a implantar e-gates; equipamentos serão ativados na terça-feira, 16


Por Redação GMC Online Publicado 10/09/2025 às 16h36
Ouvir: 00:00

O Aeroporto Regional de Maringá inicia, na terça-feira, 16, o acesso à área de embarque com o auxílio de controladores de fluxo eletrônicos, os e-gates. O terminal é o primeiro do Paraná a disponibilizar a tecnologia, cujo sistema fará de forma automática a leitura dos bilhetes aéreos e a liberação dos passageiros para seguirem aos guichês de inspeção de segurança.

image
Foto: Rafael Macri/PMM

Ao todo, estão sendo instalados três e-gates, um deles adaptado para pessoas com deficiência e outros passageiros com prioridade. A expectativa é triplicar a capacidade de processamento no pré-embarque, hoje feito manualmente por agentes, ampliando a eficiência da triagem, reduzindo filas e contribuindo para a segurança aeroportuária.

O superintendente do Aeroporto, Gustavo Vieira, destaca que a tecnologia faz parte do plano de modernização do terminal. “Com os e-gates funcionando, teremos acesso a dados detalhados, permitindo análises mais precisas do fluxo no terminal, que auxiliarão em projeções comerciais mais estratégicas, além de ajudar a garantir comodidade, conforto e segurança.”

Mais de 580 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal neste ano. Para se ter uma ideia do crescimento esperado, o Plano Diretor do Aeroporto prevê que a capacidade máxima de passageiros alcance 897 mil ainda em 2025, ultrapassando 1,6 milhão em 2035 e chegando a mais de 2,3 milhões em 2040. Além dos e-gates, reformas, parcerias e outras melhorias constam no planejamento da gestão.

Os e-gates chegam menos de três meses após a licitação do serviço, que inclui fornecimento, instalação, manutenção, seguro e treinamento das equipes. A Digicon, empresa vencedora do certame, receberá R$ 529 mil anuais pelo atendimento, valor que representa economia de 20% para o Aeroporto em relação ao máximo estipulado de R$ 663.481,47.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação