As máquinas já começaram a se movimentar na pista do Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior. É o início da obra de ampliação da pista que ganhará mais 280 metros de extensão. A obra vai custar R$ 81,5 milhões, tem prazo de execução de 12 meses e não paralisará o funcionamento do aeroporto.
A assinatura da ordem de serviço foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), durante cerimônia concorrida com a presença de deputados estaduais e federais.
O dinheiro é do Fundo Nacional de Aviação Civil, dentro do Plano para o Desenvolvimento de Aeroportos Regionais. O plano beneficia dezenas de aeroportos. Maringá foi a primeira cidade a conquistar os recursos, em 2012. E é agora uma das quatro cidades que deram início às obras.
A pista do aeroporto de Maringá será a maior do estado, 2.380 metros, tendo condições de receber aviões de grande porte, inclusive internacionais, explica o prefeito Ulisses Maia.
“Essa obra transforma o nosso aeroporto. Com o aumento dessa pista em 280 metros ela vai ser maior do Paraná, maior que do Afonso Pena (São José dos Pinhais). (…) Isso viabiliza a vinda de aviões maiores, principalmente de carga, que poderão vir com lotação máxima”, afirma o prefeito.
Ouça a reportagem na CBN Maringá.
Além do dinheiro para a ampliação da pista, o Governo Federal vai comprar, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), um ILS, equipamento que orienta aeronaves em dias sem visibilidade, e uma estação meteorológica. Os equipamentos já foram importados, diz o superintendente do aeroporto Fernando Rezende.
“ILS já foi comprado, já foi importado pela SAC. Ele é doado pela SAC, está fora do escopo desses R$ 81 milhões”, explica.
A pista será reconstruída e ampliada a Seção Contra Incêndio (SCI) do Corpo de Bombeiros, dobrando sua área atual de 150 m² para 300 m².
A modalidade de licitação para a ampliação da pista não permite aditivos.
Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.