Agente de saúde é a primeira da família a concluir ensino superior
Num país onde apenas 21% dos jovens de 18 a 24 anos fazem faculdade, é sempre um prazer ouvir uma história de superação como a da Ana Maria da Silva, agente de saúde em Colorado, a 86 km de Maringá.
A necessidade de começar a trabalhar logo cedo é um dos fatores que mais afastam os jovens do ensino superior. Mas nunca é tarde para voltar a estudar, como prova a história de Ana Maria.
A agente de saúde nasceu na roça, numa família de oito irmãos. Na infância andava três quilômetros por dia para ir à escola. Ana Maria da Silva voltou a estudar 19 anos depois de terminar o ensino médio. Trabalhava o dia todo em Colorado e vinha para Maringá, à noite, a fim de completar seus estudos.
Neste fim de semana, recebeu o diploma de administradora de empresas.
“Meu pai sempre nos incentivou a estudar. Ele nunca soube ler ou escrever, mas sempre incentivou a gente. Eu sempre tive o sonho de ser administradora de empresas ou contadora. Depois de quase 19 anos, meu sobrinho me chamou para fazer o Enem”, afirma da Silva.

Foram quatro anos de uma rotina divida entre as duas cidades. Graças ao Enem, Ana Maria conseguiu 50% de bolsa do Prouni e conseguiu financiar o restante da mensalidade da faculdade pelo Fies. A família sempre a ajudou com as despesas, inclusive com roupas, calçados e livros.
A agente de saúde disse ter passado por problemas de saúde que quase a fizeram desistir do curso no terceiro ano de faculdade, mas o apoio dos familiares e amigos foi essencial para continuar realizando seu sonho. “Eu pensei em tudo o que eu tinha passado e o que estava na minha frente, era mais fácil do que as coisas que eu já passei”, completa.
Quando está trabalhando, de casa em casa, orientando moradores sobre o combate à dengue, ela não perde a oportunidade de também falar sobre a importância do estudo.
“Sempre que eu posso, eu dou um conselho, sim, para as pessoas voltarem a estudar. É muito bom, abre muito a mente da gente. A gente começa a ver o mundo com outros olhos, com outra visão”, conclui Ana Maria.
No futuro próximo, ela pretende seguir a carreira de administradora de empresas. O sobrinho que começou a faculdade com a tia, acabou desistindo, mas toda a família está convencendo o jovem a voltar a estudar, o que ele deve fazer este ano.
Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.
