Alagamentos, quedas de árvore sobre carros, imóveis sem luz…temporal causa mais estragos em Maringá nesta segunda-feira
O temporal que caiu em Maringá na tarde desta segunda-feira, 18, causou diversos estragos. A cidade ainda se recupera dos transtornos gerados pela chuva deste domingo, 17.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta segunda-feira foram registrados 18 milímetros de chuva em um período de uma hora, e a rajada vento de chegou aos 75 km/h.
LEIA TAMBÉM –Bombeiros combatem incêndio em prédio comercial no centro de Maringá nesta segunda-feira
Em diversos pontos houve queda de granizo. Há vários registros de alagamentos, imóveis sem luz e quedas de árvores na rua e em cima de carros em que havia pessoas dentro.
Segundo os bombeiros, houve uma queda de árvore em veículo com vítima no interior na Avenida Brasil, no cruzamento com a Avenida São Paulo.
Ainda conforme os bombeiros, na Rua Princesa Isabel uma árvore caiu sobre uma ambulância que transportava pacientes de outro município. Havia três vítimas dentro do carro, que, a princípio, não haviam ficaram feridas.
Na Avenida Brasil, os semáforos ficaram sem funcionar no cruzamento com a Herval.
Os bombeiros alertaram ainda que o Contorno norte tem pontos de alagamentos e está inviável para a passagem de carros baixos, no trecho próximo ao Jardim América.
A reportagem entrou em contato com a Copel para atualizar o número de imóveis sem luz e aguarda retorno.
Às 17h18, a Prefeitura de Maringá emitiu um comunicado sobre a situação. Leia abaixo na íntegra:
“A Prefeitura de Maringá informa que o forte temporal registrado na tarde desta segunda-feira, 18, provocou novos estragos. Além dos ventos fortes e grande volume de chuva concentrado em curto espaço de tempo, houve queda de granizo em algumas regiões. As equipes do município seguem nas ruas desde a tarde de ontem, 17, quando uma forte chuva também atingiu a cidade, e os trabalhos foram intensificados para retirada de árvores, limpeza e desobstrução das vias. Equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e Copel, estão mobilizadas para atender a comunidade.
O Instituto Ambiental de Maringá (IAM) informa que o Parque do Ingá estará fechado nesta terça-feira, 19, devido ao forte temporal e que causou queda de árvores no local. O parque já é fechado nas segundas para manutenção”.
Às 17h52, a Prefeitura informou ainda:
“A Secretaria de Saúde informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Morangueira estará fechada para limpeza nesta terça-feira, 19, devido à forte chuva registrada na tarde desta segunda, 18. De acordo com o Simepar, no intervalo de uma hora houve registro de 18 mm e as rajadas de vento chegaram a 75 km/h. O atendimento na unidade será retomado na quarta-feira, 20.
Os procedimentos que estavam agendados para esta terça na UBS Morangueira serão remarcados para nova data. Nesta terça, os pacientes da região poderão procurar a UBS Alvorada I (Rua Ibirá, 433) ou a UBS Tuiuti (Avenida Tuiuti esquina com a Rua Caracas), ambas com atendimento das 7h às 19h”
Orientações:
- Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros.
- O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/arborizacao.html).
- Pessoas que precisarem podem obter lonas na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Cerro Azul, nº 2990, Jardim Universo. O telefone para contato é (44) 99103-8319.
- Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.