Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de outubro de 2024

Algumas regiões de Maringá ainda não têm rede de esgoto


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 20/03/2024 às 21h32
Ouvir: 00:00
image-59-17
Foto Ilustrativa Divulgação

O Ranking do Saneamento 2024 divulgado pelo Instituto Trata Brasil trouxe Maringá como a 1ª colocada entre as 100 maiores cidades do país. E a cidade atingiu as metas do Marco Legal do Saneamento universalizando o serviço de água e esgoto para toda população.

Ou quase toda. Seguidores da CBN Maringá, parceiro do GMC Online, nas redes sociais comentaram que há residências que ainda têm fossas sanitárias no Portal das Torres.

Na Zona 6, o coordenador geral da Paróquia Santa Joaquina de Vedruna, Claudecir Souza, diz que há locais do bairro sem coleta de esgoto. Uma reivindicação antiga. “Parte da Zona 6 onde está o bairro Maringá Velho tem parte que não tem esgoto e isso acaba trazendo outras consequências para o bairro, principalmente a proliferação de escorpião que há na Zona 6”, diz.

Em Iguatemi e Floriano, distritos de Maringá, a rede de coleta de esgoto também não chega a todas as residências. Há exatamente um ano foram anunciadas as obras de ampliação do saneamento nos distritos. O governador Ratinho Júnior veio a Iguatemi para a liberação dos recursos

O presidente da Sanepar, Claudio Stabile, explica como estão as obras em Iguatemi e Floriano. “Em Iguatemi, nós vamos sair de nada para 75% e ao final de tudo que vamos fazer, chegaremos a 90% de coleta e isso tudo ficará pronto até o primeiro semestre de 2025”, afirma.

Em relação à zona 6 e a outros bairros, o presidente explica que a rede de esgoto não chega por causa da topografia. O esgoto precisa da gravidade para escoar, diferentemente da água que é transportada pela pressão. Para resolver esse problema, será licitada este ano uma estação elevatória que vai atender a Zona 6 e outros bairros da cidade. Novas tecnologias também estão sendo adotadas.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação