Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de junho de 2024

Alinhamento de planetas será visível neste sábado; saiba como observar em Maringá e região


Por Ivy Valsecchi e Felippe Gabriel Publicado 28/06/2024 às 09h25
Ouvir: 00:00

A partir da madrugada deste sábado, 29, será possível observar nos céus um fenômeno chamado de alinhamento planetário. Os planetas Júpiter, Saturno e Marte, além da Lua, estarão posicionados em uma linha reta no céu e poderão ser vistos a olho nu.

O fenômeno é conhecido na astronomia como conjunção e acontecerá tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. Em Maringá e região será possível observá-lo de qualquer lugar, desde que não esteja nublado ou chovendo. O melhor momento de visibilidade será durante a madrugada deste sábado, 29, antes do amanhecer. Porém, o evento já estará visível desde a noite de sexta, inclusive podendo acontecer dias antes ou dias depois.

image-101-28
Simulação feita pelo software Stellarium representa a previsão do céu às 5h20 do próximo sábado
Imagem: Reprodução/Observatório de Astronomia da Unesp

O alinhamento de planetas, na realidade, é uma ilusão de ótica, uma vez que os corpos celestes parecem estar alinhados, mas seguem separados por milhares de quilômetros no espaço. O professor de matemática e astrônomo amador, Maico Zorzan, explica que trata-se de um fenômeno comum, mas que não deixa de surpreender.

“É totalmente visual e acontece do ponto de vista do observador que está aqui na Terra. Os planetas em si, estão cada um fazendo sua órbita, não muda nada para os outros dias. Muda apenas que de onde observamos, vemos eles alinhados numa fila. [O fenômeno] É possível porque os corpos do Sistema Solar possuem uma órbita, que se alinham em uma faixa do céu, chamada de Zona Zodiacal. É nessa região, por exemplo, que estão as constelações que conhecemos por estarem relacionadas à crendice dos signos. E como visualmente estão em uma linha, de tempos em tempos alguns planetas, ou até mesmo a nossa Lua, se alinham e ficam próximos no céu, sendo visíveis ao mesmo tempo. É um evento que é muito bom para fotografar e para localizar os alvos”.

A conjunção não tem um período de tempo específico para acontecer, mas Zorzan salienta que todos os anos algum alinhamento desse tipo é registrado, com mais ou menos corpos celestes. O professor também explica que é possível visualizar cada planeta, mas como um ponto brilhante. Ele recomenda o uso do aplicativo de celular Sky Map para melhores informações, bastando apenas apontar a câmera para o astro no céu.

“Júpiter é um dos pontos mais brilhantes do céu, fácil localizar. Saturno é bem brilhante e amarelado. Marte é um ponto brilhante bem avermelhado”, explica Maico Zorzan.

image-101-29
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Saiba a melhor forma de observar o alinhamento de planetas

Diferentemente de outros fenômenos astronômicos, o alinhamento de planetas é melhor observado a olho nu, em um local com visão ampla do horizonte, na direção leste. O professor Zorzan recomenda locais escuros, afastados da luz da cidade, em um horizonte sem obstáculos bloqueando a visão.

Lugares distantes dos grandes centros tendem a não sofrer interferências da iluminação urbana e, assim, a céu noturno pode ser melhor visualizado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação