Aluno do Senai Maringá conquista ouro em competição internacional


Por Luciana Peña/CBN Maringá
WhatsApp Image 2025-11-11 at 09.27.56
Foto: Senai Paraná

O estudante recém-formado em eletrotécnica Leandro Lavezo Júnior de Maringá conquistou o primeiro lugar na categoria “Tecnologia de energia verde” na 6ª edição do WorldSkills Américas, evento realizado de 3 a 8 de novembro no Chile.

Competindo em dupla com um colega do Senai do Rio Grande do Norte, o jovem demonstrou que não possui apenas técnica, mas também capacidade para resolver problemas.

“Foi uma experiência extremamente gratificante. Vivi algo inédito: minha primeira viagem internacional e a participação em uma competição fora do país, em um ambiente totalmente diferente de casa. Isso já representou um grande desafio. Além disso, competi em dupla com alguém com quem eu não havia treinado, o que também exigiu muito de nós dois. Receber a medalha de ouro em uma competição internacional foi uma sensação excepcional para mim”, diz.

O WorldSkills Américas é uma das mais importantes competições de profissões técnicas das Américas. Nesta edição participaram mais de 300 pessoas entre alunos, professores e delegados técnicos de 15 países em 20 modalidades da indústria.

Leandro, assim como os demais competidores, foi desafiado a solucionar problemas inéditos, demonstrando capacidade de reflexão e resposta, diz o professor dele, Alan Barriento.

“Ele precisou executar uma instalação fotovoltaica completa: pegar e fixar os módulos, fazer toda a rede elétrica e ajustar cada componente dentro de uma tolerância de apenas 2 mm, porque qualquer desvio acima disso já reduz a nota. A prova foi totalmente prática. É muito positivo ver essa expertise do aluno. No Senai, nós não formamos robôs que apenas seguem uma receita; formamos alunos pensantes, capazes de resolver problemas. E é exatamente isso que falta no mercado de trabalho: jovens solucionadores, preparados para atender às demandas da indústria e das empresas”, afirma.

A Delegação do Brasil conquistou 15 ouros, uma prata e dois bronzes. E além do maringaense, um competidor de Curitiba e outro de Cascavel também conquistaram ouro na competição.

Sair da versão mobile