
Se você foi criança ou adolescente nos anos 80 ou mesmo depois dessa década foi incentivado por alguém a esperar ansioso em frente à televisão para assistir ‘O Fantástico Jaspion’, sabe que se trata de um personagem que marcou a infância de toda uma geração. Era um herói japonês com uma armadura e que lutava contra os vilões. A série japonesa foi sucesso no Brasil no final dos anos 80, na extinta TV Manchete.
Em Maringá, o ‘Jaspion’ é o professor de música Vinícius Morimoto, de 38 anos, que em 2015 criou o Grupo de Viola Amigos do Jaspion, um projeto do Centro Musical Morimoto. A ideia era levar seus alunos a se apresentarem em público, como forma de auxiliar no desenvolvimento deles.

O professor Vinícius ganhou o apelido de Jaspion pela descendência japonesa e hoje o super-herói japonês leva o nome do grupo. “Foi quando os alunos da escola estavam prontos para a primeira apresentação e não tinham um nome. Várias ideias surgiram, porém o nome mais ‘estranho’ que um grupo de viola poderia ter foi o que deu certo: Amigos do Jaspion”, contou ao GMC Online.
Atualmente o grupo é composto por aproximadamente 40 violeiros e violeiras de idades que variam entre 14 e 80 anos, profissões e diferentes níveis no estudo da música.
O objetivo de reunir o grupo, segundo Vinícius, além da consciência de que a prática em grupo é algo necessário no estudo da música, era a vontade de levar seus alunos a se apresentarem em público. “Com o passar do tempo o grupo foi ganhando forma, gosto e comprometimento entre todos, tornando possíveis as apresentações que hoje realizam”, relata.
Repertório
O repertório todo é formado por clássicos da música caipira, o famoso sertanejo raiz. “A maioria dos integrantes utiliza viola caipira. Porém, temos alunos que tocam violão e nas apresentações utilizamos também um contrabaixo”, conta Vinícius.
Onde encontrar o ‘Amigos do Jaspion’?
Há nove anos o grupo se reúne todas às terças-feiras, das 20h às 21h. No início, os encontros aconteciam no salão de festas do prédio em que Vinícius mora, mas há sete anos, o grupo migrou para o Bar do Camacho, no mesmo horário, e reúne dezena de pessoas. O bar fica localizado na Avenida Herval nº 1196, Zona 7, ao lado do Estádio Willie Davids.
O acesso é livre para o público assistir. “Porém, como do Grupo de Viola Amigos do Jaspion é um projeto particular, para participar tocando, o integrante tem que ser aluno do Centro Musical Morimoto. Todos que estudam no Centro Musical Morimoto são incentivados e têm o direito de participar do Amigos do Jaspion”, destaca Vinícius.
Veja uma apresentação do ‘Amigos do Jaspion’ em Maringá
Amigos do Jaspion no Livro dos Recordes
A maior orquestra de viola caipira do mundo está no Guinnes Book, o Livro dos Recordes, e foi composta por 661 pessoas em Uberlândia – MG em 28 de outubro de 2017, e o ‘Amigos do Jaspion’ fez parte desse time de violeiros e violeiras.