Assim como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as eleições, o ano bissexto também acontece de quatro em quatro anos. E com isso, é acrescentado no mês de fevereiro mais uma dia, ou seja, em vez do mês terminar no dia 28, ele termina no dia 29; de 365 dias, o ano passa a ter 366 dias.
O estudante de 16 anos, Mateus Enrico, morador de Maringá, é uma das pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro. Ao GMC Online, ele brinca com humor que o fato se tornou brincadeira entre os familiares e acha legal contar a história para as pessoas.
“Estou completando 16 anos hoje, ou quatro anos, se contarmos de fato somente o ano bissexto. Hoje em dia, para mim, a data do meu aniversário se tornou comum, mas uma parte engraçada de nascer neste dia é que quando eu sempre falo minha data de nascimento, as pessoas ficam surpresas e fazem muitas perguntas sobre”, afirma.
O morador de Maringá diz que se sente especial em comemorar a idade nova nesta data. “O lado positivo é que todo mundo lembra de você. A maioria não conhece quem tenha nascido no dia 29 de fevereiro, ou muitas vezes, nem sabe o que é o ano bissexto, fora que eu me sinto, sim, uma pessoa especial. Pois é uma data realmente incomum. Então, nascer nela me traz esse sentimento”, destaca.
“De fato, é uma daquelas coisas que tornam a vida interessante”, refletiu. “Afinal, quem mais pode dizer que seu aniversário só chega a cada quatro anos? Chega a ser um pouco estranho também, porque oficialmente eu deveria ter quatro anos, mas é uma coisa que dá pra conviver, completa.
Comemoração em anos não bissextos
Em anos não bissextos, o jovem varia a data em que celebra o aniversário. “Geralmente, comemoro no dia 28 de fevereiro, mas já celebrei o aniversário no dia 1° de março algumas vezes. É uma forma prática de manter a tradição de celebrar meu aniversário perto da data real”, explicou ele. “Assim, não perco a oportunidade de reunir amigos e familiares para comemorar”, comenta.
Mais de 80 maringaenses nasceram no dia 29 de fevereiro
Desde 2000, 85 maringaenses nasceram no dia 29 de fevereiro. No Brasil, durante o último ano bissexto em 2020, Maringá registrou 21 nascimentos, um número ligeiramente maior do que os 18 nascidos em 2016. Em 2012, Maringá totalizou 14 nascimentos, e em 2008 registrou-se 10 nascidos vivos.
Como é feito o registro de nascidos em anos bissextos
Responsáveis por realizar o registro de nascimento de todos os brasileiros, os Cartórios de Registro Civil devem proceder retratando fielmente a realidade dos fatos, isto é, se uma criança nasceu no dia 29 de fevereiro, o seu registro de nascimento deverá ser feito com esta data. A certificação da data vem descrita no documento que serve de base para o registro em cartório: a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital e assinada pelo médico no momento do nascimento.
“Nos casos em que o nascimento ocorre em 29 de fevereiro, em um ano bissexto, a pessoa terá o dia de nascimento exato em sua certidão de nascimento, como em qualquer registro de recém-nascido. A certidão deve estar de acordo com a Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento expedido pela maternidade no momento do nascimento da criança e entregue aos pais. Assim, nascidos em 29 de fevereiro podem celebrar no dia 28 de fevereiro ou 1º de março nos anos não bissextos”, explica Cesar Augusto Machado de Mello, presidente da Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen/PR).