Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Aos 82 anos, dona Palmira supera cirurgias e aprende a ler e escrever


Por Nailena Faian Publicado 17/01/2019 às 11h00 Atualizado 19/02/2023 às 15h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Aos 80 anos, dona Palmira Nogueira Marino resolveu entrar para uma sala de aula e aprender a ler e a escrever. Dois anos depois, ela se tornou a pessoa mais velha a se formar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Maringá em 2018.

“Eu amei, minha vontade é estudar mais. Aprendi a ler, a escrever, a fazer continhas, fiz tantas coleguinhas novas, se tivesse vaga queria continuar, mesmo já tendo terminado”, conta sorridente.

Dona Palmira é moradora do Jardim Oásis e vive com o marido. Além dele, ela enfrentou outros parentes que não botavam muita fé nos seus estudos. “Eu passei por várias cirurgias e mesmo assim sempre queria ir para a escola e minha filha não queria. Mas isso é força de vontade. Operei do olho, da coluna, quase morri, mas continuava indo”, lembra.

Às 7h30 dona Palmira já estava dentro da sala de aula, esperando ansiosa a professora chegar. “A professora tinha uma ‘paciência de Jó’ comigo. Deus me capacitou e consegui terminar. Foi muito bom para distrair minha cabeça e aprender”, conta.

EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) proporciona a conclusão do Ensino Fundamental e Médio a jovens, adultos e idosos. Para estudar no EJA é preciso ter, pelo menos, 15 anos completos. Não há restrição de idade máxima.

A data de início das matrículas deste ano ainda não foi divulgada pelo município. 

Para a rede estadual as matrículas já estão abertas. Elas devem ser feitas até o dia 18 de janeiro. Em Maringá, 10 colégios estaduais ofertam a modalidade e as aulas começam no dia 14 de fevereiro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação