Apaes de Maringá região recebem mercadorias apreendidas pela Receita Federal
Onze Apaes de Maringá e região noroeste receberam nesta sexta-feira, 11, mercadorias apreendidas pela Receita Federal na Ação Nacional de Doação Solidária, que ocorre simultaneamente em todo o país. As mercadorias serão vendidas em bazares e a renda vai financiar projetos sociais.

Em 2019, a Apae de Japurá, na região de Cianorte, instalou placas solares na escola graças ao dinheiro arrecadado com um bazar de mercadorias apreendidas pela Receita Federal. Com a geração de energia, a escola instalou aparelhos de ar-condicionado e o bem-estar dos alunos e professores teve um salto.
Nesta sexta-feira, 11, representantes da Apae de Japurá receberam mais um lote de mercadorias apreendidas. “Desta vez, fizemos um projeto para usar o recurso do bazar para a construção de uma sala onde vai funcionar uma brinquedoteca. Nós pedimos R$ 100 mil reais, mas a gente não sabe ainda qual os produtos virão”, afirma Rosimeire Fernandes representante da entidade. Além da Apae de Japurá, outras dez Apaes de Maringá e região também receberam mercadorias da Receita.
Marcos Wanderley de Souza, chefe da Delegacia da Receita Federal em Maringá afirma que só este ano, a Receita já fez a doação de R$ 18 mi em produtos para entidades.
“Hoje, por exemplo, nós vamos assinar, juntamente com o Superintendente e o delegado de Londrina, uma doação à Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial de 12 mil smartphones para um projeto que a Secretaria está desenvolvendo junto com os institutos e universidades federais”, diz.
As entidades precisam apresentar um projeto e estipular um valor. As mercadorias são doadas e destinadas a bazar. Mas a venda não pode competir com o comércio local, por isso a quantidade de mercadorias doadas varia de cidade para cidade.
As mercadorias doadas nesta sexta-feira, 11, foram apreendidas de outubro de 2023 a dezembro de 2024.